Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Por Manoel Afonso  em 11 de janeiro de 2008 - 07:29

ATÉ QUANDO? Foi assim na prefeitura e neste primeiro ano como governador. Não há organismo que resista a tanta pressão e estresse por muito tempo. Como todo médico André anda abusando dos próprios limites físicos.

ESTILO André insiste em contrariar o modelo de distribuir funções e responsabilidades para se administrar melhor, como ocorrem nas grandes empresas. Imaginem o Antonio Ermírio de Moraes decidindo tudo! Já teria morrido.

DEFESA Fiel escudeiro de André desde os tempos prefeiturais, o secretário Guilherme Filho diz que André não corre risco de estresse. Lembra que ele tem o poder de desligar a memória. Esse seria seu segredo.

O PREÇO André sabe que não pode errar e aí acaba pecando pelo excesso de preciosismo. Aliás, vale lembrar que ele levou consigo gente de sua administração na capital, e que em tese teria autonomia e poderes de decisão.

DETALHES Um simples bilhete aéreo precisa levar o assinatura do governador. E assim por diante. Claro! Era preciso acabar com a zorra do PT, mas não implantar um gerenciamento para fiscalizar isso é no mínimo lamentável.

O UNIVERSO da administração estadual é diferente e enorme. Daí a necessidade de se construir pontes de entendimento com secretários e diretores de órgãos, dando-lhes asas responsáveis para tornar a máquina estatal mais ágil e eficiente.

BALANÇO Acertos e desencontros nas relações com o Legislativo. Teremos agora André mais assentado e ligth em 2.008? Espera-se também o início das ações sociais coordenadas pela 1ª. Dama Bete, invisível até aqui.

FORA DE SINTONIA A FM Educativa foi sucateada pelos petistas. A audiência era zero: parecia repartição pública. Só músicas daquela “famosa família local”. André mexeu pouco até aqui. Precisa mexer muito mais.

PÉROLA Os tais festivais do PT escondem escândalos de arrepiar. Caso de uma palestrante local que cobrou 91 mil reais por três palestras em Corumbá. O Banco do Brasil poderia ter gasto melhor essa grana. Se podia!

MURILO O “estilo André” não deixa espaço para ele aparecer, que ainda tenta costurar sua candidatura a prefeito. No seu caminho e dos demais pretendentes uma pedra (como no poema de Carlos Drummond) chamada Ari Artuzzi.

É MACHO! Alguém tem que peitar a farra do Lula com nosso dinheiro em ano de eleições! O ministro Marco A. Mello taxou de inconstitucional a MP que estendeu o Bolsa-Família aos jovens de 16 e 17 anos. E só fica nisso?

MÉDICOS POLÍTICOS Poucos fizeram sucesso aqui: Fernando C. da Costa, Rachidão, André e Nelsinho Trad. Os demais se perderam pelo caminho. No cenário nacional destaque para o grande JK e o polêmico ACM.

A IMAGEM do médico mudou por várias razões. Os planos de saúde, o SUS e o surgimento dos especialistas minaram a concentração de poder e atribuições do clínico geral, aliás cada vez mais raro atualmente. .

CLARO! Os médico ainda têm bala na agulha com o receituário. No Congresso Nacional eles já superam os advogados em número. Mas no Executivo poucos têm conseguido repetir o sucesso do consultório e do legislativo.

PENSANDO BEM... O senador Valter Pereira ficou mal na fita com sua proposta de voto à favor da CPMF pela chefia do Incra local. Será que não tinha outro pedido que trouxesse mais benefícios ao nosso Estado tão carente?

FRANCAMENTE... A opinião pública não entendeu a proposta do senador. Uma moeda de troca mais benéfica ao Estado seria a liberação de verbas da saúde. O Hospital do Câncer da capital por exemplo, está necessitado.

ELA...DE NOVO! Após perder o certificado de entidade beneficente a LBV sumiu do noticiário. Até os telefonemas insistentes pedindo grana cessaram. Agora ela ressurge com uma propaganda sutil na TV. É só prestar atenção.

MENTIRA? Lula negou novos impostos e dançamos! Agora ministros negam surto de febre amarela nas cidades e ameaça de apagão. Como não acredito em Papai Noel vou tomar vacina, comprar velas e lamparinas.

VERGONHA! No início do século XX, Osvaldo Cruz fez sua parte. Mas a varíola, a febre amarela e a peste bubônica resistem por falta de investimentos. Será que é tão difícil assim matar baratas, ratos e moscas?

É O FIM... Deputado estadual com 112 mil votos, Wagner Montes lidera pesquisa para prefeito do Rio. Retrato vivo da decadência carióca que pode ser governada pelo ex-jurado de Silvio Santos. Na falta de pão que venha o circo.

ZÉ DIRCEU Suas declarações na revista “Piauí” ajudaram a desnudar ainda mais o corrupto PT. Claro! Tarso Genro e outros da cúpula não gostaram. Quem adorou foi a turma do PMDB, doida por mais espaços no Governo.

A COLUNA publicada simultaneamente nos jornais e sites de Dourados, Corumbá, P.Porã, Aquidauana, Três Lagoas, N. Andradina, Cassilândia, Amambaí, A. Tabuado, Naviraí, Chapadão do Sul, Costa Rica, Paranaíba, Rio Negro, Mundo Novo e Bela Vista.

ANO NOVO: MENTIRAS VELHAS!