Geral

Leão esclarece acontecimentos em Fortaleza

Por Corinthians  em 03 de novembro de 2006 - 21:44

Antes de começar sua entrevista coletiva na sala de imprensa do Parque São Jorge, o técnico Émerson Leão fez questão de realizar um pronunciamento, esclarecendo alguns mal-entendidos que aconteceram em Fortaleza e que acabaram sendo noticiados pela imprensa.

“Eu sei que tenho as costas grandes, mas não tão grandes para carregar coisas que eu não falei. Coisas que foram ditas pela imprensa foram mal interpretadas ou maldosas”, disse Leão. “Quando estivemos no Ceará, fizemos um acordo para treinar os 30 primeiros minutos com portões fechados e depois abrir para o público. Os torcedores acabaram entrando 15 minutos antes, pela vontade de assistir ao treino, e assistiram normalmente. Depois, alguns jogadores até chutaram a bola para a torcida”, falou o treinador, comentando o fato do treino não ter sido todo aberto para o público.

Leão também falou sobre a notícia de que teria ignorado uma repórter cearense durante uma entrevista concedida na terça-feira. “A pedido do Luciano [assessor de imprensa do Corinthians], eu antecipei minha coletiva no Parque São Jorge de terça para segunda. Lá em Fortaleza, cada repórter teria direito apenas a uma pergunta. A repórter da TV local fez a pergunta dela e eu respondi. Quando ela tentou fazer uma segunda pergunta, eu não respondi porque já tinha passado a vez dela. Aí começaram a falar que eu não gostava de mulher, mas isso não tem nada a ver. Eu sou casado e tenho duas filhas”.

Já falando sobre a próxima partida, Leão anunciou que o atacante Amoroso não será escalado, apesar de ter treinado normalmente com o restante do elenco hoje. “O Amoroso não vai jogar. Ele treinou hoje e melhorou 70%, mas ainda tem dores por causa de um chute que levou no dedão. Eu disse que ele procurasse se recuperar com calma, para estar à disposição nas últimas partidas do campeonato.”

Sobre os cinco jogadores que recentemente subiram das categorias de base do Timão – Fagner, Daniel, Willian, Robson Baiano e Fabrício – Leão disse que eles “são fruto de uma observação, da coragem deles de se apresentarem para jogar e da coragem que depositaram em mim para que eu pudesse escalá-los. É bom para mim revelar garotos e é bom para o Corinthians ter esse garotos revelados. Alguns jogadores revelados foram embora e alguns estão voltando, como o Élton, que estará conosco no ano que vem”, declarou o treinador, que explicou qual é a melhor maneira de se trabalhar com jovens promessas. “Eu aprendi ao longo do tempo que, se você pede algo para o garoto, você deve caminhar junto com ele. No caso de um jogador experiente, você só diz o caminho e ele segue se quiser.”

Leão ainda falou sobre a formação tática da equipe com três zagueiros, que foi utilizada na partida contra o Fortaleza. “Eu coloquei um lateral de 17 anos [Fagner] com liberdade para atacar, mas sabia que ele precisaria de ajuda, por isso coloquei três zagueiros. Jogar com três zagueiros não é ser defensivo, mas sim cauteloso”, explicou o treinador, que acenou coma possibilidade de utilizar novamente o jovem Fagner. “O garoto jogou bem e pode ser mantido.”

Perguntado se já considerava o Timão definitivamente livre da possibilidade de rebaixamento, Leão foi enfático. “Sinceramente não. Eu vejo um risco ainda e minha missão só termina dia 3 de dezembro [data da última rodada do Brasileirão]. Vamos jogar contra o Santa Cruz, que só não ganhou do Flamengo porque tomou um gol no final, e ontem a Ponte foi bem. Portanto, temos que tomar cuidado e é o que vamos fazer”, garantiu o técnico corinthiano, que aproveitou para elogiar o comportamento da Fiel nessa reta final de campeonato. “A torcida entendeu o que nós falamos para ela, que seríamos os representantes dela aqui. Ela é o reflexo do que a gente faz em campo.”