Geral

Inquérito do caso Diniz já tem os condutores nomeados

Por Luciana Vasconcelos/ABr  em 14 de fevereiro de 2004 - 12:55

A procuradora da República no Estado do Rio de Janeiro, Andrea Silva Araújo, será a responsável pelas investigações das denúncias contra o ex-assessor do Palácio do Planalto, Wladomiro Diniz, publicadas na revista Época desta semana. Ela foi designada pelo procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, porque já vinha atuando no caso.

Waldomiro ocupava ultimamente a subchefia parlamentar do Ministério da Articulação Política e foi exonerado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a revelação das acusações. A revista traz a transcrição de um vídeo no qual o ex-assessor aparece pedindo dinheiro ao bicheiro Carlos Augusto Ramos para campanhas eleitorais, além de propina para ele mesmo.

O vídeo foi gravado em 2002, período em que Waldomiro presidia a Loteria do Estado do Rio, a Loterj. A fita foi repassada ao Ministério Público pelo senador Antero Paes de Barros (PSBD –MT) antes da publicação da reportagem.

Por determinação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, a Polícia Federal abriu inquérito, que correrá no Rio. As investigações serão comandadas pelo delegado Antônio César Fernandes Nunes, que atua na Superintendência da PF naquele Estado.

O delegado Antônio César está na PF desde 1978 e tem larga experiência em apuração de crimes financeiros, lavagem de dinheiro e tráfico. Já passou pela Delegacia de Combate a Entorpecentes e pela Polícia Judiciária. Foi também adido da embaixada do Brasil na Colômbia.