Geral

Indígenas de MS participam de feira tecnológica em SP

Por Marina Miranda / Campo Grande News  em 20 de outubro de 2004 - 13:59

Um grupo de 25 mulheres indígenas de Mato Grosso do Sul participará entre os dias 17 e 19 de novembro em São Paulo (SP) da Feira de Inovações Tecnológicas. O evento tem como objetivo expor resultados bem sucedidos de trabalhos desenvolvidos em diversas comunidades, tendo como enfoque a preservação da cultura de cada local, experiências de metodologias que envolvem inovação, transformação e renovação.
As índias terena da Aldeia Passarinho, localizada em Miranda, vão exibir o artesanato confeccionado através da planta típica da região onde moram, a Taboa. O trabalho tem apoio da da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher.
O objetivo do projeto, que engloba a capacitação das mulheres para trabalharem com a matéria-prima para criação de bolsas, tapetes e adornos, é resgatar e valorizar a identidade cultural, além de criar alternativas de sustentabilidade para a comunidade indígena, visando a melhoria da qualidade de vida das 200 famílias da aldeia, conforme informações da agência popular de notícias.