Geral

ICMS dos bovinos deve baixar de 12 para 3% em MT

Por Maristela Brunetto/Campo Grande News  em 05 de julho de 2005 - 07:43

O ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias) sobre os bovinos em Mato Grosso deve reduzir de 12 para 3%. Projeto para reduzir a alíquota foi elaborado pelo governo do Estado vizinho e já está na Assembléia legislativa. Com a medida, o setor pecuário daquele estado espera aumentar as vendas de animais, para Goiás, São Paulo e, inclusive, para Mato Grosso do Sul.
O rebanho em MT subiu de 20 para 26 milhões de cabeça em cinco anos. Para este ano, é esperado um excedente de um milhão de cabeças para abate, diz o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e também presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires, conforme notícia veiculada pelo site Beffepoint. Essa quantia deve influenciar na cotação, com queda no preço em Mato Grosso.
Por outro lado, Pires diz que o Estado terá aumento de receita de tributos, uma vez que aumentará a venda. Além de ter conseguido a redução do imposto, que falta apenas ser concretizada, o setor quer empenho do governo para a atração de frigoríficos para o Estado.
A reivindicação dos criadores não foi o único fator considerado pelo governo para baixar a alíquota, diz o site.
O fator ambiental também pesou. O governador Blairo Maggi apontou que com a redução do rebanho em função das vendas não haverá a necessidade de abertura de novas áreas para abrigar rebanhos.