Geral

Iagro faz restrições para entrada de banana de SP em MS

Por André Felipe / Campo Grande News  em 09 de julho de 2004 - 18:05

A contaminação de bananas em São Paulo pela doença chamada “sigatoka negra” levou o Mato Grosso do Sul a restringir desde ontem a entrada do produto no Estado. A restrição também se estende para a entrada de mudas e foi anunciada nesta quinta-feira pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal), acompanhando a decisão de outros Estados como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Segundo informações da Iagro, o surgimento da doença em São Paulo levou a adoção desta medida preventiva de fitossanidade para evitar a contaminação da plantação desta cultura no Mato Grosso do Sul. Anteriormente, a doença foi encontrada nos estados da região norte do País e também no noroeste de Mato Grosso.
A entrada do produto proveniente destes estados só será permitida com a apresentação de uma série de documentos, entre eles a permissão de trânsito de vegetais fundamentando em certificado fitossanitário a origem do produto.
Causada pelo fungo Micosphaerella fijiensis, a sigatoka negra é a mais grave e temida doença em bananas, pois ataca praticamente todas as variedades e já dizimou pomares na América Central e no Norte da América do Sul. Focos da doença no Brasil são registrados desde 1998. São Paulo é o maior produtor comercial de banana do País. Em 2003, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola do Estado de São Paulo, a cultura da fruta movimentou R$ 413,5 milhões, 60% deste total na região na qual há o foco da doença.