Geral

Grávida conta como se salvou de avião da FAB

Por G1  em 01 de novembro de 2009 - 10:55

A enfermeira Jositéia Vanessa de Almeida, que está grávida de três meses, é uma das sobreviventes da queda do avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Após receber alta do hospital de Cruzeiro do Sul (AC), ela chegou a Manaus na noite deste sábado (31), onde reencontrou a família.

Ela revelou como conseguiu sair da aeronave. “Eu segui todas as orientações do comandante, que antes mesmo da queda da aeronave tinha dito para todos nós sairmos pela porta traseira da aeronave”, afirmou.

A sobrevivente ainda contou que Marcelo dos Santos Dias, mecânico do avião, foi quem abriu a porta da aeronave. Ele permanece desaparecido. “Assim que eu consegui desprender o cinto, eu caminhei até a porta traseira e consegui sair da aeronave”, afirmou.

A enfermeira afirmou que ficou emocionada ao rever o marido. “[A emoção] foi muito grande. Eu estava muito ansiosa”, diz.

Acidente

O avião Cessna C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu na região da Amazônia, na manhã desta quinta-feira (29). A aeronave transportava sete pessoas a serviço da Funasa e quatro tripulantes.

O grupo viajava de Cruzeiro do Sul (AC) e para Tabatinga (AM). A equipe da Funasa havia usado o município de Cruzeiro do Sul como base para uma operação de vacinação de indígenas realizada no Vale do Javari, também em Atalaia do Norte (AM).

Nove pessoas sobreviveram e foram resgatadas com vida. Na noite de sábado (31), a FAB encontrou o corpo de João de Abreu Filho, funcionário da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), dentro da aeronave. O mecânico Marcelo dos Santos Dias segue desaparecido.

As equipes de resgate prosseguem com as buscas.