Geral

Grandão confirma fogo amigo, mas defende unidade do PT

Por Fabiana Silvestre/Campo Grande News  em 23 de julho de 2005 - 10:47

O deputado federal João Grandão (PT-MS), uma das lideranças da ala esquerda petista no Mato Grosso do Sul, confirma a movimentação de membros do partido para uma desfiliação em massa.

“Respeito o posicionamento de cada um, mas embora eu seja da ala esquerda, sou contra esse ato. Defendo o fortalecimento do partido como instituição”, diz o deputado. Para Grandão, a “ação de alguns não pode prejudicar o partido”.

Ele diz defender a investigação e punição de petistas envolvidos em denúncias de corrupção, mas reitera que a prática, se confirmada, não é exclusiva do PT. “Se houve erro no PT, sabemos que também houve nas outras agremiações. Porque todas são feitas por pessoas, que são passíveis de erro. Ainda assim, o PT é o partido que mais contribuiu com o movimento democrático”, afirma.

O ato de desfiliação deve ser realizado no dia 25 de setembro, no Rio de Janeiro, uma semana depois das eleições para a presidência do partido.

A grupo que lidera o movimento – que envolve deputados, funcionários públicos, professores universitários, estudantes e bancários – apóia a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio à presidência nacional do partido e espera levar mil pessoas ao ato.

A expectativa é que a maioria dos petistas migre para o PSOL, sigla fundada por petistas expulsos do partido, como a senadora Heloísa Helena.