Geral

Governo faz pente-fino na folha de pagamento do servidor

Por Graciliano Rocha/Campo Grande News  em 25 de maio de 2007 - 19:07

O governo do Estado começou a fazer um pente-fino na folha de pagamento em busca de irregularidades nas funções exercidas pelos servidores.

A Secretaria de Estado de Administração recomendou que todos os órgãos de governo criem comissões para avaliar se seus servidores estão exercendo exatamente as funções para as quais foram admitidos.

Um exemplo: alguém admitido em concurso para uma função de nível médio não pode exercer função de nível superior.

O principal efeito prático da devassa deverá ser percebido na folha de pagamento. As irregularidades podem ter elevado o valor da despesa com salários. Ou seja, servidores poderão ter os vencimentos reduzidos.

As comissões vão em busca dos portarias, resoluções e leis que tenham autorizado as mudanças de funções e verificar se elas estão de acordo com a Constituição.

Ontem a Secretaria de Estado de Governo publicou uma resolução criando a comissão para analisar o enquadramento de seus funcionários.

A pasta, que é comandada por Osmar Jerônymo, vai fazer uma devassa entre 1º de janeiro de 2000 e 31 de janeiro de 2006 – os seis últimos anos dos dois mandatos do ex-governador Zeca do PT.

A Subsecretaria de Comunicação informou há pouco que não existem fatos específicos que tenham determinado a medida. Segundo o governo, seria uma medida administrativa de rotina. A assessoria de imprensa do governo admitiu, contudo, que “possivelmente” haverá impacto na folha.