Geral

GO: Mantidas barreiras contra aftosa

Por Agência Goiana de Comunicação  em 06 de novembro de 2005 - 16:14

A comissão estadual de Emergência Sanitária mantém a proibição de entrada de animais vivos suscetíveis à febre aftosa, produtos e subprodutos vindos de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. A decisão foi tomada hoje durante reunião com o secretário da Agricultura, Roberto Balestra. A comissão apresentou um relato das últimas ações desenvolvidas para prevenir a doença.

Eldorado, município sul-matogrossense, tem casos comprovados da febre aftosa enquanto que São Paulo e Paraná são monitorados com suspeitas da doença. Segundo Roberto Balestra, a decisão de manter as portarias visa garantir a segurança sanitária do rebanho goiano, mesmo com o Ministério da Agricultura permitindo o trânsito de animais. “Achamos por bem agir assim porque até o leilões estão proibidos dentro de Goiás durante o período de vacinação contra a febre aftosa”, diz.

O presidente da Agrodefesa, Maurício Faria, afirmou que a preocupação é reforçar as barreiras nas fronteiras de Goiás. “A euforia do mercado pode estimular a entrada ilegal de gado”, afirmou, lembrando que a arroba do boi subiu cerca de 10%, chegando a R$ 55 em Goiás, contra os R$ 49, pagos no Mato Grosso.