Geral

Futebol paulista: As decisões sobre o campeonato da A3

Por Federação Paulista de Futebol  em 04 de novembro de 2005 - 09:05

O Campeonato Paulista da Série A3 teve a sua fórmula de disputa e regulamento definidos na reunião do Conselho Arbitral realizada nesta quinta-feira, na sede da FPF. A competição será disputada nos mesmos moldes das duas últimas temporadas, começando no dia 29 de janeiro até 28 de maio. As inscrições foram estipuladas como prazo máximo o dia 23 de março de 2006. Também foram mantidos os preços dos ingressos que terão o custo de R$ 6,00 (seis) reais.



A forma de disputa da competição terá três fases distintas. Na primeira fase além da classificação dos quatro melhores de cada grupo, já serão conhecidos os rebaixados da temporada. Os dois últimos colocados de cada grupo, caem para a Segunda Divisão em 2007. Na segunda fase, nos dois grupos, os times jogam entre si em turno e returno. Disputará o título da competição o vencedor de cada grupo.



Oito equipes são novas na competição. Francana, Botafogo, Flamengo e Matonense que foram rebaixadas da Série A2 e São Carlos, Osvaldo Cruz, São Bernardo e Santacruzense, que subiram da Segunda Divisão.

Animado com a reunião, o presidente do Votuporanga, Gilberto Pitarelli, elogiou o regulamento. “Agradou muito a forma de disputa da competição. A possibilidade de subir ou cair é de 20% e isso obriga os times se prepararem bem. A queda de Botafogo e Francana engrandeceu a Série A3, que terá um atrativo a mais com a presença destes clubes”, declarou Gilberto Pitarelli, presidente do Votuporanga.

Para o presidente do Monte Azul, Otávio Bittar Gomes, o campeonato ficou mais forte com a presença de clubes tradicionais do interior paulista. “É um campeonato de muito risco, mas é bom. Ele motiva e força a montagem de um time competitivo para não ficar no meio do caminho. O regulamento é bom, foi mantida a forma regionalizada, que já viabiliza bem as despesas dos clubes”, opinou o presidente do Monte Azul.

Para o Independente de Limeira foi importante manter a regionalização. “Neste ano o campeonato já foi muito bom e em 2007 acho que vai ser melhor. A FPF tem tentado fazer a aproximação dos clubes que disputam a Série A3 para o bem dos próprios clubes. Eu achei ótimo o regulamento. Com quatro times subindo o campeonato fica muito mais motivado”, comentou Luiz Carlos Gomes da Silva, presidente do Independente.

Arthur de Fátima Ferreira, presidente do Itararé, elogiou a competição e achou que ela ficou valorizada com a presença de Botafogo e Francana. “O campeonato está valorizado com estes clubes. Para nós que somos do interior, a participação destas equipes que são grandes dentro da Série A3, vai atrair mais público e isto é bom. O regulamento não tinha o que desagradar e por isso foi mantido. Foi bom para os clubes”, finalizou Arthur de Fátima Ferreira.

Os grupos da primeira fase seguem o critério de regionalização e foram divididos da seguinte forma:

Grupo 01 – Votuporanga, Francana, Barretos, Monte Azul, Botafogo, Osvaldo Cruz, Matonense, Ferroviária, XV de Jaú e São Carlos.

Grupo 02 – Santacruzense, Independente, Primavera, Itararé, Flamengo, ECO, Mauaense, São Bernardo, São José e São Vicente.