Geral

"Fumar é gol contra”: é a campanha de combate ao fumo

Por Norma Nery / Agência Brasil  em 28 de agosto de 2004 - 09:32

Rio - “Fumar é gol contra” é o slogan lançado, nesta sexta-feira, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece no domingo (29). O público alvo são os jovens, já que 90 por cento dos fumantes adultos tornaram-se dependentes do fumo até os 19 anos de idade. O Brasil é o sexto país do mundo onde o cigarro é mais barato e 200 mil pessoas morrem por ano em decorrência de problemas causados pelo produto.

O diretor-geral do Inca, José Gomes Temporão, disse que os estudos realizados pelo Instituto no ano passado mostram que as campanhas institucionais realizadas conseguiram reduzir o número de fumantes, já que em 1989 a proporção de fumantes era de 32% da população e hoje é de 18.8%, sendo inferior às registradas no Canadá e nos Estados Unidos. Ele considerou como positiva a decisão do Ministério da Saúde em garantir atendimento no SUS aos dependentes de nicotina.

“A gente nunca pode descansar. Nós ainda não ratificamos a Convenção-Quadro que se encontra no Senado Federal. É evidente que existem pressões da indústria para que essa ratificação seja protelada. Fizemos um apelo para que se convoque imediatamente a audiência pública, o que deve acontecer em setembro, para que o Brasil possa estar entre os 40 primeiros países a ratificar essa convenção, já que o Brasil foi uma liderança na discussão, construção e consolidação dessa política antitabagista”, explicou.

Durante a solenidade foram recolhidas assinaturas de apoio à ratificação da Convenção que fixa padrões internacionais para o controle do tabaco, com providências relacionadas à propaganda e patrocínio, à política de impostos e preços, rotulagem, comércio ilícito e tabagismo passivo.

O diretor-geral do Inca entregou prêmios, concedidos em parceria com os ministérios da Saúde, Educaçao e do Trabalho a organizações públicas e privadas que se destacaram no controle do tabagismo em 2003. Ao todo, foram premiados três estados: Mato Grosso do Sul,Tocantins e Ceará e três municípios: Ribeirão Preto(SP), Pompéia (SP) e Neópolis (SE).