Geral

Friboi paralisará abates por 20 dias no Estado

Por BeefPoint  em 04 de agosto de 2007 - 09:25

Com a justificativa da entressafra, a unidade do grupo Friboi-JBS em Campo Grande, que abate diariamente 1,3 mil cabeças de bovinos, dará férias coletivas aos funcionários a partir da próxima semana, paralisando a produção. Serão 20 dias de descanso para o efetivo de quase 1 mil funcionários.

De acordo com informações obtidas na indústria por Marco Antônio Gehlen, do Correio do Estado/MS, as férias seriam utilizadas para readequar as instalações da indústria, pois a empresa construiu um novo prédio e deve transferir parte da linha de produção e fazer novas reformas no antigo.

Entretanto, a medida pode ser considerada estratégia para depreciar os valores pagos aos produtores. Segundo o analista de mercado, Júlio Brissac, muitas empresas estão aproveitando a greve dos fiscais federais agropecuários para tentar pressionar negativamente o mercado de carnes, o que seria o caso do Friboi.

Segundo ele, a paralisação das atividades em plena entressafra só pode ser vista como estratégia para depreciar os preços da arroba, que seguem em alta devido à baixa oferta de boi gordo para abate. "Tudo não passa de pressão para segurar os preços", sentenciou.