Geral

Exposição de nelores prevê comércio de 5 mil animais

Por Marina Miranda/Campo Grande News  em 30 de setembro de 2004 - 17:41

A Capital da pecuária, Campo Grande, vai sediar entre os dias 15 a 21 de novembro a 1ª Expoinel MS – Exposição Internacional de Nelore. O título, usado como slogan do evento, foi concedido à cidade por força de lei assinada este ano pelo prefeito André Puccinelli. Está prevista a venda de cinco mil animais.
A partir do dia 4 de outubro, segunda-feira próxima, estarão abertas as inscrições de animais para julgamento durante o evento que acontece no Parque de Exposições Laucídio Coelho pela ASCN (Associação Sul-mato-grossense dos Criadores de Nelore).
A Expoinel MS vai premiar os proprietários dos campeões do evento, com uma caminhonete zero quilômetro. Já os tratadores concorrerão a duas motocicletas em sorteio. A proposta é estimular a participação dos criadores e valorizar o trabalho dos tratadores, explica o presidente da ASCN, Ulysses Serra Neto, o Noninho.
Serra ressalta a importância da sedimentação dessa identidade para projeção de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul, maior produtor de carne e detentor da maior pecuária do País. O Estado é considerado o berço do nelore, que atualmente representa 90% do rebanho estadual com quase 25 milhões de cabeças, conforme a ASCN.
Já estão confirmados sete leilões de elite que juntos dos de corte devem comercializar cerca de cinco mil animais. Cerca de mil bovinos devem participar dos julgamentos. Também serão realizadas palestras e cursos de doma, de julgamento, curso de casqueamento e Procan, além de visitas técnicas que consistem em excursões em propriedades do Estado que desenvolvem projetos apurados de melhoramento e também à Embrapa Gado de Corte.