Geral

Exportação de carne bovina cresceu 12,55% em fevereiro

Por Beatriz Pasqualino/ABr  em 09 de março de 2006 - 19:31

O crescimento de quase 3% no volume de carne bovina exportado pelo Brasil representou um aumento de mais de 12,55% no valor negociado em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2005. Os dados constam do balanço divulgado hoje (9) pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). Ao todo, as vendas somaram US$ 215 milhões.

Segundo o diretor-executivo da Abiec, Antonio Jorge Camardelli, o resultado é reflexo da atual situação cambial e do embargo à carne brasileira por causa da febre aftosa. "Estamos fazendo das tripas coração por causa do preço do dólar e do problema ocasionado pela aftosa. Com o embargo dos países, felizmente alguns produtores conseguem fazer a capilaridade, ou seja, transferir sua produção para unidades onde não tem embargo", afirmou.

Camardelli disse que, nos estados onde há embargo (Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo), os produtores ainda têm alguns mercados abertos e estão modificando a composição de oferta de cortes, o que possibilitou ter grande volume e renda em fevereiro.

O embargo à carne brasileira por causa da febre aftosa foi declarado por 56 países, sendo que as 25 nações da União Européia decidiram pelo bloqueio parcial à importação do produto. "A curto e médio prazo devemos reverter os embargos mais significativos, que são os do Chile, Argélia e Rússia", explicou.

O valor do comércio de carne in natura superou em mais de 10% o mês de fevereiro do ano passado. Rússia e Egito lideram a lista de maiores compradores.

O valor negociado na exportação de carne industrializada teve aumento de cerca de 19%, apesar da redução na quantidade comprada. Os negócios do Brasil com os Estados Unidos e o Reino Unido são os mais representativos nesse ramo.

De acordo com a Abiec, o Brasil ainda é o maior exportador de carne bovina do mundo, em volume, alcançando mais de 176 mercados diferentes e somando aproximadamente US$ 3,15 bilhões.