Geral

Estudante acusada de morte em ritual é solta

Por Terra  em 04 de julho de 2005 - 11:12

A estudante Camila Dolabela Silveira, 22 anos, suspeita de participação no assassinato de sua prima Aline Silveira Santos, 18, durante tradicional Festa do Doze de Ouro Preto, em Minas Gerais, em 14 de outubro de 2001, deixará hoje a cadeia da cidade histórica, onde permanece presa desde fevereiro deste ano. A hipótese é de que a Aline tenha sido morta em meio a uma sessão de Role Playng Game (RPG).

A estudante Aline foi encontrada morta na manhã do dia 14 de outubro de 2001, na tradicional Festa do Doze de Ouro Preto, a 96 quilômetros de Belo Horizonte. Seu corpo foi encontrado sobre um túmulo do cemitério da Igreja Nossa Senhora das Mercês Misericórdia. Além de um corte profundo no pescoço, o corpo de Aline apresentava quinze perfurações e sinais de violência sexual. A estudante estava nua e o sangue dos ferimentos foi espalhado pelo corpo, que estava em posição de crucificação, com os braços abertos e os pés colocados um sobre o outro. A hipótese da polícia é de que a estudante tenha sido morta em meio a uma sessão de RPG.

RPG significa "Jogo de Interpretação de Papéis". É um jogo que surgiu por volta de 1974 nos EUA, baseado em jogos de estratégia e literatura fantástica (principalmente as obras de John Tolkien - autor da trilogia do Senhor dos Anéis), e rapidamente ganhou vários adeptos pelo mundo todo.

Para jogar RPG, é preciso um mestre e jogadores. A função do mestre é apresentar ao grupo de jogadores uma história, que contenha obstáculos, charadas e situações que exigirão escolhas por parte dos jogadores. Os jogadores, por sua vez, controlam personagens que irão participar da história, discutindo entre si as escolhas que farão e as soluções que darão aos obstáculos e dificuldades que surgirem. É um exercício de diálogo, de decisão em grupo, de consenso, e não prega a violência.