Geral

Estimativa: 600 mil brasileiros com Aids

Por Agência Saúde  em 22 de novembro de 2006 - 05:29

O Brasil registrou uma queda de 51,5% nos casos de transmissão vertical de aids, ou seja, quando o HIV é passado de mãe para filho durante a gestação, o parto ou a amamentação. Foi o que revelou o novo Boletim Epidemiológico Aids/DST 2006, lançado pelo Ministério da Saúde, nessa terça-feira, em Brasília. No primeiro semestre deste ano, foram notificados cerca de 13,2 mil casos no País. A estimativa é de que 600 mil brasileiros vivam com aids. Este número permanece estável desde 2000. Em contrapartida, foi observado um crescimento da doença entre as pessoas com mais de 50 anos. A explicação para o aumento é a resistência, por parte desse grupo, em usar o preservativo. Para a diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão, os dados merecem uma análise especial por parte do ministério.

"Eu acho que a divulgação desses dados traz uma reflexão e, provavelmemte, a necessidade do Ministério da Saúde fazer um foco, talvez uma pesquisa qualitativa, para entender melhor o que barra o uso e essa mudança de comportamento para adotar o hábito de usar o preservativo nessa população."

O Boletim Epidemiológico Aids/DST 2006 é divulgado uma vez por ano e traz os últimos dados da epidemia no Brasil. A publicação está disponível no endereço eletrônico www.aids.gov.br.

De Brasília, Eline Santos