Geral

Estadual começa neste sábado; interior busca manter hegemonia

Por Esporte Ágil  em 04 de fevereiro de 2010 - 07:43

Com 18 equipes de 14 municípios, começa neste sábado (06) o Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol da Série A. Na primeira fase, as nove equipes de cada grupo jogam entre si em turno e returno, as quatro primeiras se classificam para as quartas de final, e as duas últimas estarão rebaixadas para a série B de 2011. Os primeiros colocados de cada grupo se enfrentam em ida e volta para definir qual time será o representante de Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro da Série D, em 2010. O campeão e o vice-campeão terão vagas asseguradas na Copa do Brasil de 2011.

Campeão no ano passado, o Naviraiense é um dos principais candidatos ao título, mesmo com o elenco reformulado. A equipe ainda está embalada, já que enfrentará o Santos, de Robinho e Neymar, no próximo dia 24 pela Copa do Brasil. Outra equipe que entra na briga é o sempre perigoso Águia Negra, campeão em 2007. O rubro-negro realizou quatro amistosos preparatórios antes da estreia no torneio, vencendo dois por goleada: 7 a 0 sobre o Colorado, de Caarapó, e 14 a 0 sobre o Juventude, de Deodápolis. Ainda empatou sem gols com o Inter-Flórida e perdeu para o Cascavel por 3 a 2. A equipe aposta nos gols do artilheiro Dioney, que junto com o técnico Douglas Ricardo, veio do Ivinhema no final do ano passado.

Ainda no interior do Estado, o Ivinhema, campeão em 2008, está de cara nova. De um time que, por base, teve por quase quatro anos juntos sob o comando do técnico Douglas, para a próxima temporada as novidades são muitas, a começar pelo treinador: Rotta. Para conquistar o bicampeonato, a equipe confia na experiência do lateral Nelsinho, que é um dos poucos remanescentes no “novo time”, e no volante Leandro Negreti, que se destacou no Cruzeiro (MG) e se juntou ao elenco ivinhemense. Outro reforço de peso, além de Negreti, é a ajuda de R$ 90.000,00 que a Prefeitura da cidade dará ao time em quatro parcelas durante o certame.

Capital tenta retomar hegemonia - Desde 2005, quando o Cene levantou o caneco, Campo Grande não tem uma equipe no topo do futebol estadual. De lá pra cá, Coxim (2006), Águia Negra (2007), Ivinhema (2008) e Naviraiense (2009) construíram a chamada “hegemonia caipira” no torneio. Para 2010, sem o Operário, que está na segundona, duas equipes da Capital despontam como uma das favoritas para quebrar essa escrita: Cene e Comercial, que se enfrentam na primeira rodada do torneio neste sábado (06), às 17 horas, no Morenão.

O Saci da Vila, que no ano passado brigou para não cair, investiu pesado e esse ano promete quebrar o jejum de oito anos sem conquistar o Estadual. Para isto, trouxe o técnico Amarildo de Carvalho, que dirigiu o Corumbaense no ano passado, e aposta ainda na experiência dos atacantes Tainha e Marco Antônio, mesclada com a juventude dos recém promovidos aos profissionais Leandro Andrade, Flávio Helder, Renan Calgaro, Lucas Coccato, João Bosco e Ricardinho, que jogaram na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Já o Furacão Amarelo aposta na tradição de ser a equipe mais vitoriosa da década no futebol estadual e na volta do zagueiro Edmílson Dubinha, o “Canhão do Pantanal”, que ganhou destaque nacional ao ser contratado pelo Palmeiras no final de 2006, quando jogava no Paraná Clube. O atleta foi revelado pela equipe campo-grandense e depois passou pelo Noroeste, antes de chegar ao time paranaense. O atacante Serginho, que jogou a série B no ano passado pelo MS Saad, também é uma das apostas da diretoria para conquistar o título.