Geral

Escola aberta em Campo Grande

Por ABr  em 12 de fevereiro de 2006 - 14:14

O programa Escola Aberta vai chegar às escolas públicas das regiões Norte e Centro-Oeste. Nos próximos dias 20 e 21 uma equipe do Ministério da Educação estará em Campo Grande para formar diretores de 20 escolas, e nos dias 23 e 24, em Boa Vista, serão atendidos diretores de 25 instituições. Os cursos serão realizados em parceria com as secretarias municipais. "Vamos expandir o programa este ano para cem a 150 escolas do Norte e do Centro-Oeste", disse a coordenadora, Natália Duarte.

Ligado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), o programa já está funcionando em 1,2 mil escolas públicas de Vitória, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre, e oferece gratuitamente opções de lazer e cultura à comunidade nos fins de semana.

Segundo o titular da Secad, Ricardo Henriques, o programa Escola Aberta contribui para reduzir o abandono escolar e a violência entre os jovens. "Cria um ambiente de maior proteção social na escola", disse. Para Natália Duarte, o impacto é direto nas comunidades.

Além do Escola Aberta, o MEC executa o programa Emancipar, em parceria com a Petrobras, que também tem o objetivo de abrir as escolas públicas nos fins de semana com opções de lazer e cultura. Lançado no último dia 2, o Emancipar será implantado em 7,6 mil escolas de 411 municípios.