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Ensino médio terá currículo reformulado em 2005

Por ACS - MEC  em 20 de dezembro de 2004 - 09:09

A contextualização do aprendizado e a interdisciplinaridade das matérias serão prioridade da reforma curricular do ensino médio em 2005. As mudanças ocorrerão a partir de uma série de encontros promovidos pelo Ministério da Educação com a participação de equipes técnicas das secretarias estaduais, professores e estudantes da rede pública de ensino.


A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) realiza, desde outubro, ciclos de debates, organizados em seminários regionais, além de um seminário nacional. Os encontros continuam até março do próximo ano. A partir dessas reuniões, serão elaboradas as mudanças no currículo. Segundo a diretora do Ensino Médio da SEB, Lucia Helena Lodi, “o desafio é fazer com que os professores se apropriem da proposta de trabalho da organização do currículo, numa aprendizagem efetiva”.


Hoje, a principal meta é levar as diretrizes curriculares até o professor. “O educador desconhece estas propostas”, explica a secretária. Segundo ela, não será elaborado um novo currículo. Alguns aspectos é que serão revistos. Menos de 50% do atual currículo será modificado. As disciplinas que provavelmente sofrerão alterações são as de educação física, filosofia e artes.


O grande desafio é fazer com que os professores elaborem os seus programas em grupos, proporcionando a integração das diferentes matérias por meio do conhecimento conjunto. Exemplo disso seria a aproximação das disciplinas de geografia e história e, também, de matemática e física.


Fórum – O atual governo propõe a instituição de um fórum curricular permanente a respeito da educação média levando em consideração a reorganização da escola e das práticas pedagógicas. A reformulação na proposta curricular pretende ser coerente com os interesses e necessidades dos alunos e da comunidade.


O Ministério da Educação quer consolidar o currículo a partir do aluno-sujeito, abrangendo todas as dimensões da vida, de tal forma que a escola incorpore a cultura técnica e a cultura geral na formação plena das pessoas e na produção contínua de conhecimentos.


Repórter: Sandro Santos