Geral

Embrapa quer expandir a atividade leiteira em MS

Por Dourados News  em 08 de maio de 2004 - 14:28

O potencial de expansão da pecuária leiteira e as políticas do governo estadual para o setor, que são discutidas na Câmara Setorial, reforçaram o interesse da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite em realizar o 4º Congresso Internacional do Leite em Mato Grosso do Sul.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, o Cerrado do Centro-Oeste, do qual faz parte Mato Grosso do Sul, tem uma tendência de expansão da bacia leiteira. “O Estado tem grande potencial”, observou.

O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite destacou a estrutura que o governo sul-mato-grossense dispõe, através do Instituto do Desenvolvimento Agrário, Assistência Técnica e Extensão Rural (Idaterra), para realizar parcerias que possibilitem a realização do Congresso Internacional do Leite.

De acordo com Paulo do Carmo, os 250 técnicos do Idaterra podem ser preparados para oferecer uma assistência avançada aos produtores de leite. O dirigente da Embrapa explicou que “esse braço operacional” possibilita ao governo do estado desenvolver importantes políticas para o setor leiteiro em Mato Grosso do Sul, incluindo a especificidades do Estado, no tocante à agropecuária familiar, principalmente nos assentamentos. “Há uma preocupação em valorizar a produção”, afirmou.

O mercado internacional, explicou Paulo, tem boas perspectivas para o leite brasileiro e seus derivados, principalmente em função da preocupação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), no que se refere à oferta do produto, que é bem inferior à demanda. O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite citou como exemplo a China. Apesar de ser um país em que a população não é tradicional compradora de leite, o consumo do produto cresceu de três litros para sete litros per capita/ano, levando-se em consideração, também, o produto consumido na forma de derivados. No Brasil são 130 litros per capita/ano, consumo ainda não-considerado ideal.

O Brasil tem exportado leite para países da América Latina - México, Venezuela e Equador - e África. O produto não é exportado para a Europa. A idéia é expandir esse mercado internacional. Para isso, foi sugerido que o governador Zeca do PT inclua o tema na explicação que fará, na China, sobre pecuária sul-mato-grossense. Zeca vai ao país asiático na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O secretário de Estado da Produção e do Turismo, José Felício, disse que realização do Congresso Internacional do Leite em Mato Grosso do Sul “vai estabelecer um marco para o Estado, em torno da demanda pelo produto”, principalmente o longa-vida, que já tem uma fábrica em São Gabriel do Oeste, com a futura implantação de unidade da Avipal para processamento desse tipo de leite em Nova Andradina.