Geral

Embaixador envia resposta oficial a jornal americano

Por Agência Brasil  em 11 de maio de 2004 - 13:47

O embaixador brasileiro em Washington, Roberto Abdenur, enviou uma carta ao jornal norte-americano The New York Times em reposta ao texto publicado no último sábado sobre o suposto envolvimento do presidente Lula com bebidas alcoólicas.

O site do jornal norte-americano publicou a íntegra do texto em inglês. O embaixador classifica a reportagem de “ofensiva” e “totalmente infundada”. No próprio dia da publicação, o governo brasileiro havia orientado a representação diplomática em Washington para “transmitir a indignação e a surpresa do governo brasileiro pela veiculação de insultos gratuitos ao Presidente da República”.

Leia abaixo a tradução do texto:

“Para o Editor:

Li com perplexidade e indignação o artigo de 9 de maio sobre o presidente do Brasil. À luz do título, “Ato de bebericar [tippling] do líder brasileiro se torna preocupação nacional”, seria de esperar que qualquer jornalista sério apresentasse fontes locais confiáveis ou sólida cobertura da mídia para sustentar tal afirmação, mas certamente não foi o que aconteceu quando o próprio repórter se refere a isso como “especulação”, “boato” e “histórias“.

Como um longo artigo pode ser escrito tentando apresentar como fatos reais algo que o próprio jornalista sugere que talvez nem exista?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um líder e estadista respeitado no Brasil e no mundo todo. Inclusive no mês passado, a revista Time incluiu seu nome entre as 100 pessoas mais influentes da Terra. Isso aconteceu como reconhecimento de seu papel como novo porta-voz do mundo em desenvolvimento, alguém que procura um mundo mais justo por meio de reformas, austeridade econômica e justiça social.

O prestígio pessoal do presidente Lula, que tem origem num país em desenvolvimento, acaba gerando todo tipo de reação, muitas delas dirigidas para a diminuição do brilho da sua liderança. É surpreendente e lamentável que o jornal The New York Times tenha dado crédito a uma história tão ofensiva e totalmente infundada.

ROBERTO ABDENUR
Embaixador do Brasil
Washington, 10 de maio de 2004”