Geral

DNIT colocou lona e sinalizou cratera aberta na BR-158

Por Nadyenka Castro/Campo Grande News  em 12 de dezembro de 2007 - 21:05

O DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte) colocou uma lona e sinalizou a cratera aberta na altura do quilômetro 79 da BR-158 em Paranaíba.

A lona foi colocada nas laterais, para evitar novos desmoronamentos de terra. O tráfego na via não foi interditado e o os motoristas são alertados sobre o perigo, através da sinalização.

A cratera na rodovia foi aberta na segunda-feira (10 de dezembro) por conta da forte chuva. No domingo, o trecho ficou interditado por 45 minutos devido à chuva. O volume de água no local chegou a 1 metro e meio e não houve desvio.

Em janeiro deste ano uma cratera foi aberta no mesmo trecho, entre Paranaíba e Cassilândia, e cinco pessoas morreram em dois acidentes. O investimento do governo para reestruturar a rodovia foi de R$ 84 milhões.

A obra emergencial nos acostamentos já foi determinado, mas como as chuvas persistem as obras não tiveram início. O DNIT determinou que a empresa que elaborou o projeto e supervisionou a obra, a Dynatest, realize um levantamento para apontar se houve falha no sistema para escoamento da água da chuva ou se a chuva foi muito forte e provocou muito impacto.

Na reestruturação da via foram implantadas duas linhas para escoamento de água, com tubos de 2,8 metros de diâmetro, o que à época foi considerado suficiente.

O diretor do Dnit, Marcelo Miranda afirma que se houver falha no projeto a empresa terá de arcar com o custo da obra.