Geral

Dirceu admite que Lula tem responsabilidade em crise

Por Jacqueline Lopes / Campo Grande News  em 25 de setembro de 2005 - 09:28

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu admitiu, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva também tem culpa pela crise enfrentada no PT. “A responsabilidade é de todos nós. Nós temos que debater isso, num congresso do partido, e fazer um balanço”, afirmou conforme o noticiou o Terra.

Indagado sobre a participação do presidente Lula na crise, Dirceu afirmou que ele "tem responsabilidade política porque era líder do PT". No entanto, negou que o presidente soubesse da prática de caixa 2 - erro que reconheceu durante a entrevista - nas contas do partido. "Ele não tinha conhecimento disso, ele não sabia. Ele não pode ser responsabilizado."

Dirceu reforçou a participação de vários dirigentes, não citados nominalmente, na construção da atual estratégia de defesa do PT.
"Parece que fui presidente do PT sete anos sozinho, secretário-geral cinco anos sozinho, né? O PT não foi construído assim", disse.

Na entrevista, Dirceu também voltou a negar a existência de um esquema de arrecadação e repasse de recursos para partidos da base governista. "Falam que existe 'mensalão', mas não terminou a CPI do Mensalão nem a dos Correios. E cassaram Roberto Jefferson porque ele disse que tinha mensalão e não provou. Não se provou corrupção do governo, dos ministros, do presidente."