Geral

Destaques do Cassilândianews: dia 25 de outubro de 2003

em 25 de outubro de 2007 - 06:40

Cassilândia News
Cassilândia News

Ponto facultativo em Cassilândia na segunda
Sábado, 25 de Outubro de 2003 09:31

A Prefeitura Municipal de Cassilândia publicou decreto que estabelece ponto facultativo na segunda-feira, em homenagem ao Dia do Servidor Público comemorado no dia 28.
Fecha a prefeitura e todas as suas secretarias. A única exceção é a Escola Municipal Ilma Costa, que terá atividades normais, mesmo porque, atende a zona rural e funciona apenas nas segundas, terças e quartas.
As repartições estaduais também permanecerão fechadas devido o decreto 11.446, que também antecipou para segunda, o ponto facultativo. O mesmo ocorre com as repartições federais.
Em Cassilândia, bancos, comércio, correios, escolas estaduais funcionam normalmente.


Beijo não transmite vírus da hepatite C, diz nota
Sábado, 25 de Outubro de 2003 08:24
Andréia Araujo/ABr

O Ministério da Saúde divulgou ontem nota informando que o beijo não transmite o vírus da hepatite C, como foi divulgado em vários jornais e agências de notícias da internet. De acordo com o Programa Nacional de Hepatites Virais do Ministério (PNHV), o consenso internacional sobre a doença, até o momento, é de que o beijo não é considerado meio de transmissão do vírus da hepatite C.

Pode-se pegar hepatite B e C pelo sangue contaminado, compartilhando agulhas e seringas (drogas injetáveis) ou em acidentes com materiais contaminados com sangue. Relações sexuais sem o uso da camisinha e tatuagem ou "piercing" feitos com instrumentos não esterilizados também podem transmitir as hepatites B e C.

O estudo que motivou as reportagens sobre a possibilidade do beijo transmitir a hepatite C foi apresentado recentemente na "Interscience Conference on Antimicrobial Agents" em Chicago (Estados Unidos), que descobriu a presença do vírus em amostras de saliva de alguns pacientes.

De acordo com a nota do Ministério da Saúde, pequenas quantidades do vírus podem estar presentes na saliva e normalmente isso ocorre em pacientes com lesões que predispõem ao sangramento na cavidade oral (ex: gengivites, traumas e feridas da mucosa da boca). Deste modo, o "estudo não permite afirmar que existe transmissão do vírus C pelo beijo".

A hepatite C é causada pelo vírus HCV, cuja transmissão ocorre com as exposições pericutâneas com o sangue infectado. O risco da transmissão depende da quantidade de vírus, do tipo e da rota de transmissão, que pode acontecer pela atividade sexual, exposição perinatal ou entre usuários de drogas intravenosas, portadores de hemofilia e pessoas que receberam transfusões com sangue infectado com HCV, além da exposição ocupacional.

A maioria das pessoas infectadas não sabe que tem o vírus da hepatite C porque os sintomas podem levar mais de 10 anos para se manifestar, ficando a doença por longo prazo sem ser diagnosticada. Alguns portadores nem chegam a ser afetados fisicamente, mas, em outros, a doença traz sérios riscos à saúde. Nestes casos, a infecção evolui para cirroses, que podem permanecer estáveis ou progredir para o câncer de fígado.

Para evitar a doença, deve-se exigir material esterilizado ou descartável em serviços de saúde (hospitais, postos de saúde, consultórios médicos e odontológicos), nos salões de beleza, lojas de tatuagem e para a colocação de brincos e "piercings". É recomendável também sempre usar camisinha nas relações sexuais e não compartilhar agulhas e seringas no uso de drogas injetáveis.