Geral

Crimes: governo centraliza e dificulta acesso a dados

Por Fernanda Mathias/Campo Grande News  em 15 de outubro de 2007 - 07:49

O trâmite para divulgação de estatísticas sobre Segurança Pública em Mato Grosso do Sul tem a partir de agora uma nova regra, que centraliza e torna mais burocrático o acesso a dados sobre criminalidade. A resolução da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), foi divulgada nesta segunda-feira no Diário Oficial do Estado.

A resolução argumenta que era necessária “uniformização do trânsito de dados para análise e confecção de estatísticas” e "a necessidade de otimização do sistema de divulgação de estatísticas oficiais". A partir de agora as instituições subordinadas e vinculadas à Sejusp terão de enviar os dados todos os meses, ou quando requisitado extraordinariamente, à Superintendência de Inteligência.

Lá será feita análise dos dados e produzidas estatísticas com números consolidados que serão enviados para a Assessoria de Comunicação da Sejusp, para divulgar à imprensa. Hoje há uma lei de silêncio que impera entre funcionários da Sejusp que podem ser penalizados por abertura de sindicâncias. Com isso ficou mais difícil o acesso a informações a dados sobre criminalidade.