Geral

Crianças - alimentos essenciais

Por Grupo Oba  em 27 de fevereiro de 2016 - 13:00

O consumo de diversos tipos de alimentos fornece os nutrientes necessários para o organismo das crianças e evita a monotonia alimentar. Sabe-se que quanto mais colorido for o cardápio, mais rico é em termos de vitaminas e minerais. A variação de coloração torna a refeição atrativa, agrada os sentidos e estimula bons hábitos. Fonte: Ministério da Saúde, 2009.

Com certeza uma das suas principais dúvidas é em relação à alimentação dos seus filhos, correto? Mais do que saber sobre a melhor e mais saudável refeição, a preocpação é, muitas vezes, em como aplicar as sugestões e fazer com que as crianças se alimentem adequadamente.

A equipe de nutrição do Oba Hortifruti indica os alimentos energéticos, construtores e reguladores como essenciais para o desenvolvimento dos pequenos. Quer saber mais?

Os alimentos energéticos fazem parte do grupo de carboidratos e dão energia ao organismo.

Os construtores estão relacionados ao consumo de carnes, produtos de origem animal e leguminosas e têm a função de produzir os tecidos que estão em constante renovação, como o cabelo, a pele, as unhas e os músculos. Já os reguladores são as frutas, verduras e legumes - essenciais para processar as proteínas, os carboidratos e as gorduras. É nesse grupo que também aparecem os minerais, como cálcio, ferro e vitaminas. A alimentação saudável e equilibrada deve fazer parte da rotina do seu filho já nos primeiros meses de vida. Saiba mais!

Até 6 meses: somente o leite materno

A partir de 6 meses: aproveite para introduzir frutas! O mais indicado é oferecer in natura, sem adicionar açucar. Papinhas salgadas devem ser feitas com legumes, cereais ou feijão bem cozidos.

A partir de 7 meses: a criança começa a jantar a mesma papinha do horário do almoço.

De 10 a 12 meses: recomenda-se que a criança coma um novo alimento a cada dia, diversificando com folhas verdes, legumes, raízes, cereais, leguminosas e carnes.

De 1 a 5 anos: nessa idade o gasto energético aumenta e, por issoé importante que a criança coma alimentos de todos os grupos, como leite e derivados, pães e cereais, frutas, verduras, feijões, ovos e carnes.

De 6 a 12 anos: são recomendados os mesmos alimentos da fase anterior, porèm, administrados numa quantidade maior. A recomendação é aumentar aos pouquinhos de meia em meia colher.

Já os alimentos nada saudáveis, como salgadinhos, refrigerantes e bolachas recheadas, devem ser oferecidos para crianças apenas após os dois anos de idade. Ainda assim, é indicado combinar com alimentos saudáveis.

Explosão de sabores!
Ingredientes:
2 mamões papaia pequenos
1 laranja média
5 bananas
2 maças
5 morangos maduros
1 pêssego
10 grãos de uva (qualquer variedade)
1 caixa de leite condensado
10 cubos de gel
1/2 colher (sopa) de canela

Modo de preparo:
Pique todos os ingrdientes. A laranja deve ser sortada em pedações menores que as outras frutas para que solte o caldo. Coloque tudo em um prato fundo e adicione o leite condensado, a canela em pó e o gelo, mexa por alguns segundos e leve à geladeia por 30 minutos.