Geral

CPI apura venda de rins em Pernambuco

Por Agência Câmara  em 13 de maio de 2004 - 19:27

A CPI do Tráfico de Órgãos Humanos realizou hoje audiência pública em Recife (PE) para apurar denúncias de venda de rins por brasileiros que foram levados para a África do Sul no início deste ano, em troca do pagamento de dez mil dólares.
Foram ouvidos os próprios doadores e autoridades policiais. Também foram mantidos contatos com integrantes da CPI estadual que investiga esses crimes. Participaram das audiências e reuniões, os deputados Neucimar Fraga (PL-ES), Zico Bronzeado (PT-AC), Pastor Pedro Ribeiro (PMDB-CE), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Geraldo Thadeu (PPS-MG).

Denúncias
Seis pessoas estão presas e dezoito indiciadas pelo crime de tráfico de órgãos humanos. O deputado Geraldo Thadeu afirmou que existem outras denúncias de formação de quadrilha para tráfico de órgãos em vários pontos do País. "Nós temos denúncias que chegam do País todo. Eu acredito que precisamos trabalhar para melhorar o sistema de transplante, organizá-lo em benefício da população", disse Thadeu.

Desinformação
A deputada Perpétua Almeida disse que as vítimas não imaginavam estar praticando um crime ao vender os órgãos do seu próprio corpo. "A gente já está conseguindo identificar que, na maioria, os pacientes não tinham o menor conhecimento da legislação. Para eles, muito endividados ou desempregados, era uma oportunidade para pagar dívidas e conhecer outro país" - disse a deputada.


Reportagem - Allan Pimentel
Edição - Luiz Claudio Pinheiro