Geral

Conversão de veículos para gás natural bate recorde

Por Agência Brasil  em 23 de abril de 2005 - 08:44

Levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) revela que o número de conversões de veículos leves para gás natural cresceu 55% no 1º trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2004, atingindo 62.202 mil veículos, contra 40.173 no ano passado.

O coordenador do Comitê de Gás Natural Veicular do IBP, Rosalino Fernandes, disse que esse resultado foi o recorde histórico desde que a pesquisa foi iniciada em 1998. Ele atribuiu o aumento das conversões à diferenciação de preços entre os combustíveis e à campanha deflagrada no final do ano passado que repercutiu de forma positiva no início do ano. "Foi um recorde histórico em janeiro de 25 mil veículos e influenciou o trimestre todo", afirmou.

Após a baixa registrada em fevereiro por conta do carnaval e do número reduzido de dias úteis, a média diária de conversões, que equivale a mil novos veículos entrando na frota, foi recuperada em março, quando mais 20,8 mil carros foram convertidos no país. Esse resultado significou um aumento de 43% sobre igual mês de 2004.

A meta, segundo Rosalino Fernandes, é ficar em torno de 20 mil conversões ao mês, o que corresponde a mil novos veículos por dia útil. "Se nós conseguirmos ficar nessa meta, nós vamos certamente superar o objetivo de atingir 1 milhão de veículos antes do final deste ano", informou.

A pesquisa do IBP mostra que até o mês passado, a frota nacional totalizava 898,161 mil veículos convertidos a GNV no Brasil. O volume de gás natural veicular comercializado no trimestre apresentou incremento de 42,3%, alcançando 440 milhões de metros cúbicos, contra 359 milhões de metros cúbicos nos 3 primeiros meses do ano passado.

Por estados, a liderança em março continuou sendo do Rio de Janeiro, com 8,077 mil conversões e frota de 346,074 mil veículos, seguido por São Paulo, com 5,910 mil veículos convertidos e frota de 228,648 mil carros movidos a gás.