Geral

Conselho de Farmácia apóia venda fracionada de remédios

Por Malu Prado / Campo Grande News  em 04 de abril de 2005 - 13:12

Os conselhos regionais de farmácia encaminharam uma moção de apoio ao Ministério da Saúde sobre o decreto que permite a comercialização de medicamentos fracionados.
O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, Antônio José Paniago, afirma que o documento foi elaborado durante reunião em Brasília (DF) dos conselhos de todo o País.
Segundo Paniago, a venda fracionada evita o desperdício de remédios, a intoxicação pelo mau uso e propicia economia, já que a população vai poder comprar o número exato de comprimidos que necessita.
A comercialização deve começar no fim do mês de abril, após a regulamentação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ontem terminou o prazo para que a população opinasse sobre a medida e depois disso, um grupo de trabalho vai redigir o texto com as sugestões. Em seguida, deve ser encaminhado para aprovação do Ministério da Saúde.
Neste novo tipo de venda de medicamentos, todas as embalagens trarão bulas e apresentarão o nome do remédio, a data de validade, a concentração, a forma de uso e o número do lote. O comércio, cujas drogarias estão excluídas, só poderá ser feito pelos farmacêuticos em farmácias credenciadas.