Geral

Conheça os perigos das escovas alisadoras de cabelos

Por Agência do Rádio  em 27 de julho de 2011 - 07:30

Escova progressiva, marroquina, inteligente, de chocolate... As promessas de cabelos lisos e brilhantes atraem cada vez mais mulheres para os salões de beleza do País. Mas o preço da vaidade pode custar bem mais caro do que o valor cobrado pelos cabeleireiros. Isso porque a maioria dos tratamentos alisadores pode estar camuflando substâncias nocivas à saúde, conforme explica a coordenadora de Fiscalização de Produtos da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Érika França:


\"Suspeite de uma adulteração. E suspeite principalmente do odor característico. Se você sentir um odor característico que te causa lacrimejamento, uma irritação na garganta, e um desconforto, desconfie que é um produto adulterado com formol ou glutaral, porque as substâncias alisantes permitidas não causam esse desconforto.\"

O formol e o glutaral são muito utilizados pelos esteticistas para mudar a estrutura dos fios. Esses produtos alteram o DNA, elevando o risco de leucemia, tumores no sistema nervoso central e infertilidade. Para evitar os riscos, a coordenadora de Fiscalização de Produtos da Anvisa, Érika França, fala da importância de ler o rótulo do produto escolhido antes de iniciar a aplicação no couro cabeludo:


\"Muitas pessoas não fazem isso por se sentirem desconfortáveis, mas isso é um procedimento necessário. Então o que a gente orienta é que essa consumidora observe no rótulo do produto se há o número de registro para esse produto. Esse número de registro sempre se inicia pelo dígito dois, e ele pode ter no total nove ou treze dígitos. De posse desse número a identificação do produto é muito fácil no site da Anvisa.\"

Segundo ela, qualquer dúvida em relação aos produtos pode ser tirada no endereço eletrônico: www.anvisa.gov.br ou ainda no telefone: 0800-642-9782, repetindo, 0800-642-9782.

Reportagem, Débora Rocha