Geral

Confira a entrevista concedida por Jair Boni

Por O Correio News  em 07 de outubro de 2016 - 13:25

Adejair Moraes, do site O Correio News fez entrevista com o prefeito eleito de Cassilândia Jair boni. Veja como foi.

O Correio News – Jair, gostaria que você definisse essa sua campanha eleitoral, em relação as outras duas passadas, que levou a vitória?

Jair – Primeiramente quero te cumprimentar, porque, você antes de jornalista é um amigo nosso de nossa querida Cassilândia. Com relação a sua pergunta, essa nossa campanha, foi sem dúvida a mais fácil, não tivemos nenhum problema, não tivemos praticamente nenhum tipo de financiamento, de modo geral nossa campanha foi bem planejada e sem nenhum tipo de problema.

O Correio News – Jair, é de conhecimento de todos, que foi nas suas administrações que Cassilândia teve um grande impulso no desenvolvimento, hoje, mais de 12 anos, você retorna ao seu comando e a cidade, não atravessa um bom momento. A pergunta é a seguinte, Como Reconstruir a cidade?

Jair – A palavra realmente é essa, Reconstrução. Estive nesta quarta-feira (05), conversando com o prefeito, onde fui informando que a situação da prefeitura é quase desesperadora, talvez nós tenhamos o menor índice de arrecadação dos municípios da região, é muito difícil, não tem dinheiro, não será eu, nem o prefeito que vai sair, ou qualquer outro, que irá resolver essa situação. Eu irei precisar muito da ajuda de todos.

O Correio News – Jair, o governador Reinaldo Azambuja, é de seu partido, inclusive esteve na sua campanha, você acredita que ele será o seu maior parceiro nessa reconstrução da cidade?

Jair – Eu só não acredito, como tenho certeza que ele estará ao nosso lado. Cassilândia, é a cidade da região que mais precisa da ajuda do governo do Estado. Nós somos o primo pobre da região. Nosso índice é o menor de todos. Então, nós iremos precisar muito da ajuda do governador, ele será o Pai que vai ajudar o filho mais necessitado. Nós queremos, que ele, olhe com todo carinho para todos os municípios, mais queremos que tenha um olhar mais especial para Cassilândia.

O Correio News – Jair Boni, um dos maiores problemas da cidade é o abastecimento de água na cidade. Como solucionar esse problema. Você pretende continuar com a água ou fazer uma concessão para Sanesul?

Jair – Durante a minha visita a prefeitura, eu tive uma informação, onde tomei conhecimento, que era o contrário do que eu pensava. Na minha concepção a arrecadação era grande. Mas, pelo contrário é bem menor do que eu pensava. Agora, nós vamos ter que verificar primeiro a questão da falta de água, para não deixar faltar nas torneiras e, depois verificar o porquê da baixa arrecadação. Então eu não posso te informar, qual será a nossa definição, depende de verificar documentação e os números.

O Correio News – Jair, qual é a sua proposta para a saúde do município?

Jair – Nós pretendemos mexer bastante na área da saúde. Não iremos fazer nada de maneira ditatorial. Iremos ouvir a classe médica, os profissionais da saúde, seja enfermeiros (as) e vamos buscar um novo caminho, porque eu acredito, que não adianta somente passar a pomada, que não vai curar uma ferida perigosa. Nós precisamos de alguma coisa mais profunda para resolver o problema de Cassilândia.

O Correio News – Jair na educação, quais serão suas metas para os próximos quatro anos?

Jair- Nesta área, teremos que fazer reuniões, não escolhemos ainda o secretário. Vamos visitar as cidades de maiores índices do IDEB. Fiquei muito contente em saber que o município de Naviraí tem o maior índice do Centro Oeste. Portando, nós iremos aprender com os outros e fazer o possível para melhorar a nossa educação.

O Correio News – Jair você tem conhecimento como está a frota rodoviária do município, principalmente nas obras, já que você tem um grande desafio de manter as estradas vicinais em boas condições?

Jair – Confesso para você que ainda não estive no pátio, mas já me informaram, que hoje está relativamente trabalhando dentro das medidas possíveis. Cassilândia, foi contemplada com alguns caminhões, maquinas através do PAC do governado Federal. Podemos afirmar se for necessário, vamos em busca de recursos, para suprir as nossas necessidades, para atender tanto a zona rural como a urbana.

O Correio News – Umas das grandes preocupações dos futuros prefeitos é com relação ao transporte escolar, assumem em janeiro e fevereiro começam as aulas, como está hoje este setor.

Jair – Esse é um grande problema em Cassilândia. O transporte escolar do município, tem um gasto de R$ 290 mil reais mensais. Na minha visão, esses valores estão muito alto. Vamos ter que conversar primeiro com o pessoal dos perueiros, são todos cassilandenses, mas, nós teremos que ter uma solução radical nesse sentido.

O Correio News – Jair pelas nossas informações, 49% da arrecadação do município está sendo destinada a folha de pagamento. Você pretende reduzir esse número?

Jair – Olha, alguma coisa teremos que fazer. Verificar as gratificações, porque existe no município, uma lei que se dá até 80% de gratificação em cima do salário. Não é que queremos cortar, ser carrasco, com nenhum funcionário, mas, com certeza teremos que ter um olhar especial sobre a folha de pagamento.

O Correio News – O município de Cassilândia, tem vários pontos turísticos, e com isso pode melhorar a arrecadação no ICMS Ecológico, você pretende investir nesse setor?

Jair – Olha nosso município, possui lindas quedas d'água, temos o salto do Aporé, que hoje nem é mais nosso. Eu gostaria muito em investir nisso. Eu gostaria muito, que alguns empresários seguissem o exemplo de alguns empresários da França e Espanha, onde mais de 90% das fontes de exploração de turismo, são privadas, são particulares. Nós, gostaríamos que muitos empresários aqui, tivesse essa vontade de ganhar dinheiro, com essa fonte que é o turismo aqui em nosso município. Agora, se ficar só por conta do município, teremos que cuidar, mais teremos muitas dificuldades.

O Correio News – Jair você foi o maior incentivador do esporte amador e profissional no município e a população está esperançosa de ver o futebol profissional em atividade, eles podem esperar esse retorno?

Jair – O esporte tem que voltar, porque o esporte antes de ser divertimento é saúde. Não será somente o CAC (Clube Atlético Cassilandense), será o esporte coletivo e individual, que iremos olhar com atenção, dando oportunidade tanto para o masculino como para o feminino, desde do infantil até o veterano, em todas as categorias.

O Correio News – O que você pretende fazer para oferecer mais lazer aos cassilandenses?

Jair – Pretendemos ter o carnaval que parou de ser realizado, talvez, não da mesma forma que eu inicie, com escola de samba, fantasia, já que é um custo alto. Temos conhecimento de algumas cidades do interior de São Paulo, realizam esses eventos, com custos muito mais baixo, com a utilização de trio elétrico, com blocos, etc. e usando até mesmo a iniciativa privada. Somos sabedores que o lazer aqui é muito difícil, onde os jovens não têm muito a onde ir nos finais de semana e feriados. Portando nós iremos em busca de verbas e até mesmo da iniciativa privada para melhorar o lazer na cidade.

O Correio News – Jair, muito sucesso na sua nova missão e suas considerações finais.

Jair- minhas considerações são no sentido de agradecer a você, somos amigos, sei do sucesso do seu profissionalismo em outras regiões, muito obrigado por esta oportunidade e quero aproveitar para agradecer a todos que me confiaram o voto, aos meus companheiros de campanha e dizer que vamos juntos reconstruir Cassilândia.