Geral

Como amamentar o prematuro

Por Baby Center Brasil  em 28 de março de 2016 - 16:34

Sim, é possível amamentar prematuros. Aliás, os prematuros são os bebês que mais se beneficiam do leite materno, pois ele ajuda a protegê-los de infecções.

Para a maioria dos prematuros, mamar no peito é um aprendizado gradativo, que pode ser lento. Tudo vai depender do tamanho do bebê e de seu estado geral de saúde.

No começo, pode ser que o bebê não tenha força suficiente para sugar o seio. Ele vai precisar de tempo para que sua capacidade de sucção e de digestão terminem de se desenvolver. É possível também que a criança fique muito cansada ao mamar.

Mesmo que o bebê não consiga mamar por conta própria, você pode tirar seu leite com uma bombinha ou com a mão mesmo. Procure saber se há um banco de leite na maternidade ou perto dela.

Muitas vezes, profissionais do banco de leite orientam as mães de prematuros a ordenhar o leite com frequência para firmar a produção, para quando o bebê já for capaz de mamar sozinho. A estratégia é duplamente benéfica: o leite ordenhado é doado a bebês, muitas vezes prematuros também, cujas mães por algum motivo não puderam ordenhar. E, quando seu filho estiver forte o bastante para mamar, você vai ter bem menos dificuldade de produzir leite para ele.


O que acontece depois que o bebê nasce?

O bebê prematuro não teve tempo, dentro da barriga, de armazenar uma boa camada de gordura para nascer com uma "reserva" de energia. Isso quer dizer que ele precisa se alimentar logo depois de nascer, e a intervalos pequenos. Crianças que nascem no tempo certo podem ficar sem mamar grandes volumes, por conta da reserva calórica, e por isso nos primeiros dias perdem até 10 por cento do peso com que nasceram. O prematuro às vezes não pode se dar a esse luxo.

Quanto mais prematuro o bebê for, maior é a probabilidade de você não conseguir produzir leite logo de cara para suprir todas as necessidades dele. Não se desespere, porque isso é esperado. A culpa não é sua, e sim dos hormônios. Procure orientação na maternidade sobre como estimular seus seios a produzir leite.

Enquanto isso, é possível que o bebê precise receber algum tipo de alimentação parenteral (pela veia), e depois passe a tomar leite humano doado (vindo do banco de leite) ou então fórmula artificial de leite especial para prematuros.


Por onde começar

Mesmo que o bebê não esteja com você no quarto da maternidade, você precisa pensar logo de cara na amamentação, que vai ser essencial para que ele se desenvolva forte e longe de doenças. O primeiro passo é ordenhar o colostro, aquele primeiro leite meio transparente e viscoso que sai do seio. O ideal é que isso seja feito nas primeiras 24 horas depois do parto.

Os profissionais de enfermagem e as obstetrizes da maternidade poderão ajudá-la a descobrir como bombear o leite. A ordenha pode ser feita com as mãos ou com uma bombinha (manual ou elétrica). Não tenha vergonha de procurar ajuda. Pode ser que você só "pegue" o movimento olhando alguém fazer.

Faça a ordenha com frequência, de seis a oito vezes por dia. No começo não vai sair quase nada, mas não desista. Olhar para uma foto do seu filho pode ajudar na produção do leite. Tente não ficar mais de seis horas sem tirar o leite. Quanto mais regulares forem as ordenhas, maior será a produção.

Logo você estará craque na operação e será uma ávida frequentadora do banco de leite. Existem bombinhas elétricas que conseguem tirar o leite dos dois seios ao mesmo tempo! Quanto mais você ordenhar, mais leite vai produzir.

Em algumas cidades, também é possível encontrar bombinhas elétricas para alugar, para facilitar a retirada do leite em casa, quando você já tiver tido alta. Informe-se no próprio hospital.

O leite materno é imprescindível para o prematuro?

Mesmo que você por algum motivo não amamente, o hospital vai fazer o máximo para que seu bebê receba leite humano, usando um banco de leite, por exemplo, já que o leite materno contém ingredientes que não existem em nenhum outro produto. Ele fornece ao bebê, por exemplo, os chamados fatores do crescimento, que ajudam o sistema digestivo a amadurecer.

Além disso, é riquíssimo em anticorpos, que protegem o bebê de infecções causadas por vírus e bactérias. Para prematuros, isso é muito importante, porque esses bebês são especialmente vulneráveis a doenças, já que não tiveram tempo de receber grande parte da carga de anticorpos que passam da mãe para as crianças nas últimas semanas da gravidez.

O bebê digere melhor o leite materno que a fórmula artificial. Bebês prematuros que tomam leite materno têm uma probabilidade bem menor de apresentar problemas digestivos graves. Há também algumas provas científicas de que o aleitamento contribua para o desenvolvimento do cérebro dos prematuros.

Sem contar, claro, o contato e a intimidade que a amamentação proporcionam à mãe e à criança.

Vale fazer um esforço, porque, além de tudo, amamentar vai fazer bem para você. A ocitocina, hormônio que é estimulado com a amamentação, dá uma sensação de bem-estar, e a produção de leite ajuda você a perder os quilos da gravidez mais rápido. (Leia mais sobre todos os benefícios do aleitamento materno.)

Para completar, é uma oportunidade de você sentir que está fazendo alguma coisa de verdade para ajudar o seu filho, numa situação em que é comum se sentir impotente.
Mas meu filho ainda nem pode mamar! O que faço?

Você pode perguntar aos médicos se a unidade de tratamento dispõe do método canguru, que permite que o bebê fique coladinho em você, aproveitando o contato com sua pele. Essa proximidade estimula o seu organismo a produzir anticorpos que irão para o leite materno, além de incentivar a própria produção de leite.

Também existe a possibilidade de você ajudar o bebê a treinar o movimento de sucção, oferecendo a ele seu peito vazio, depois de ordenhado o leite, antes ou durante a alimentação dele por sonda. O seio estaria sendo usado nesse caso como uma "chupeta natural". Pesquisas já mostraram que as chupetas podem ser benéficas para a saúde e o desenvolvimento de prematuros. Usando o seio no lugar delas, cai o risco de haver interferência na amamentação.

Vai chegar o momento de você finalmente poder oferecer o seio ao bebê. No começo, pode ser que ele tome só umas gotinhas, ou só lamba para sentir o gosto do leite. Prematuros ficam cansados rápido, por isso não desanime se as primeiras sessões de amamentação não derem muito certo. Vocês dois vão precisar de prática e muita calma para pegar o jeito da amamentação.

Caso o bebê tenha dificuldade em pegar o seio, você pode discutir com a equipe a idéia de dar o seu leite com um copinho ou uma mamadeira, mas sempre oferecendo o seio o máximo possível. Converse com os profissionais do hospital e do banco de leite, pois eles têm bastante experiência e podem ajudá-la.

Pode acontecer de você não confiar na sua capacidade de amamentar. Dê uma chance, vá experimentando aos poucos, ou então estabeleça para si mesma um prazo pequeno, de um mês, por exemplo. Veja como as coisas caminham. Mesmo que decida parar de amamentar, o pouco de leite materno que seu filho tiver recebido já será extremamente benéfico para ele.