Geral

Com novo estádio, Corinthians quer ser sede da Copa 2014

Por GE.net  em 28 de agosto de 2010 - 09:15

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está realmente interessada em promover o novo estádio do Corinthians, em Itaquera, à sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. A entidade divulgou uma nota oficial na noite desta sexta-feira para admitir que consultou o governo de São Paulo sobre essa possibilidade.

De acordo com o comunicado, o presidente Ricardo Teixeira, da CBF, reuniu-se com os governantes de São Paulo na tarde desta sexta-feira. Avisou que sediar o Mundial no Morumbi era uma alternativa completamente descartada. Em resposta, ouviu que não será viável construir um estádio em Pirituba, em um complexo de eventos criado pela prefeitura municipal.

Restou, então, o estádio do Corinthians. O presidente Andrés Sanchez sempre falou que era contrário à utilização da arena na Copa do Mundo, pois gostaria de contar com um local de menor capacidade - que recebesse até 48.000 torcedores. A Fifa exige 65.000 lugares para uma arena abrir o Mundial.

Na manhã desta sexta-feira, no entanto, Sanchez provocou o rival São Paulo ao tocar no assunto. \"Em primeiro lugar, não devo deixar que tenha jogo da Copa do Mundo de 2014 no Morumbi. Depois, garantir que São Paulo não fique fora da Copa do Mundo e que receba o jogo de abertura\", afirmou. Horas depois, recuou e emitiu uma nota para justificar que se tratava de uma \"brincadeira\".

Sanchez possui bom relacionamento com Ricardo Teixeira. Tanto que foi escolhido para ser o chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo da África do Sul. O mandatário corintiano promete anunciar a construção do estádio do Corinthians (e provavelmente do Mundial do Brasil) em setembro. Será em Itaquera, onde hoje o clube possui um centro de treinamentos.

Leia o comunicado divulgado pela CBF e pelos governantes de São Paulo:

Na tarde desta sexta-feira, o governador Alberto Goldman, o prefeito Gilberto Kassab e o coordenador do Comitê Organizador Paulista da Copa 2014, o secretário estadual de Economia e Planejamento Francisco Vidal Luna, estiveram com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Na reunião, o presidente da CBF foi consultado mais uma vez sobre a realização da abertura da Copa no Estádio do Morumbi, e informou que esta opção estava totalmente excluída pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local da Copa 2014.

O presidente Ricardo Teixeira foi então informado que, apesar de todos os esforços, não foi possível viabilizar a construção de um estádio para a Copa 2014 no complexo de eventos e feiras que será construído em Pirituba.

O governador e o prefeito foram então consultados pelo presidente da CBF sobre a hipótese de a abertura da Copa 2014 ser realizada em novo estádio a ser construído pelo Sport Club Corinthians Paulista, em uma área em Itaquera. Goldman e Kassab reiteraram a disposição de proporcionar o apoio necessário para que São Paulo possa receber a abertura da Copa do Mundo.

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo reafirmaram a decisão de não aplicar recursos públicos para a construção de estádios.

Alberto Goldman - Governador do Estado de São Paulo

Gilberto Kassab - Prefeito da Cidade de São Paulo

Ricardo Teixeira - Presidente da Confederação Brasileira de Futebol