Geral

Com disparada de casos de coronavírus, promotores apelam para isolamento

Documento aponta que ampliação das UTI não será finalizada antes de junho

Por Midiamax  em 04 de maio de 2020 - 16:30

Com disparada de casos de coronavírus, promotores apelam para isolamento

O crescimento do número de casos confirmados da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, em Três Lagoas fez com que o MPMS (Ministério Público Estadual), MPF (Ministério Público Federal), MPT (Ministério Público do Trabalho) e PRM (Procuradoria Geral da República) assinassem, em conjunto, nota de esclarecimento à população a fim de alertar para a limitação atual da capacidade do sistema de saúde da cidade.

Conforme a nota de esclarecimento, datada do último domingo (3) e assinada por representantes dos quatro órgãos, as entidades detalham que acompanham e fiscalizam todas as ações de prevenção, controle e estruturação do sistema de saúde local e que requisitaram informações, além de expedirem diversas recomendação ao Poder Público.

Porém, conforme o documento, foi constatado que a estrutura existente será insuficiente para um aumento ainda maior de casos, pelo menos até junho.

“Todavia, constatou-se que, mesmo com o esforço do Poder Público, o município conta, atualmente, com apenas 10 leitos de UTIs e 27 leitos clínicos para Covid-19, para atender a Microrregião, que abrange outros municípios além de Três Lagoas”, traz a nota.

O documento ainda pontua que 8 respiradores ainda não serão instalados por questões técnicas de configuração e calibração e que a previsão é de que apenas 25 dos 40 respiradores adquiridos pelo município sejam montados a partir do dia 25 de maio. “Ou seja, na melhor das hipóteses, somente a partir do mês de junho as UTIs serão ampliadas no nosso município”, pontuam os promotores e procuradores.

O documento também alerta para o risco de escassez de EPI (Equipamentos de Proteção Individual). Por isso, os órgão ministeriais pedem que a população intensifique medidas de prevenção.

“Assim, mantenha o distanciamento social, permaneça em casa o maior tempo possível e, quando houver necessidade de sair, use sempre máscara. Mantenha distância segura das pessoas e permaneça atento às medidas de higiene recomendadas pela vigilância sanitária. Não faça qualquer tipo de aglomeração, mesmo em casa com familiares e vizinhos. Em qualquer fila, use sempre máscara e respeite a distância entre as pessoas”, conclui a nota.

No último sábado (2), a Prefeitura de Três Lagoas contabilizou 348 notificações, com 63 confirmações e 17 ainda em investigação. O município já contou com três óbitos de pacientes com a Covid-19. 21 já se recuperaram da doença, 3 estavam hospitalizados e 266 casos foram descartados e 2 excluídos.

Até a última quinta-feira (30 de abril), o prefeito da cidade, Ângelo Guerreiro (PSD), também não havia considerado a possibilidade de lockdown – o fechamento total das atividades econômicas e isolamento compulsório dos munícipes.