Geral

Cidade vai sortear R$ 500 ao mês a morador que combater mosquito da dengue

Por Midiamax  em 19 de janeiro de 2016 - 06:40

A Prefeitura de Diamantino (MT) lançou uma campanha inusitada para que os moradores da cidade eliminem de vez os focos de reprodução do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A partir de fevereiro, quem não tiver criadouro do mosquito em casa pode ter a chance de ganhar R$ 500.

De acordo com a assessoria da prefeitura, agentes de saúde irão entregar em todas as casas da cidade um cupom, que deve ser preenchido pelo morador e depositado até 20 de fevereiro em uma urna na sede do governo municipal.

No dia 21 de cada mês, até novembro, um proprietário será sorteado, e a vigilância sanitária irá até o local para confirmar se a casa realmente está livre dos criadouros do Aedes aegypti. Se comprovado que a residência está limpa, o morador ganhará o dinheiro.

Segundo a prefeitura, esta é uma medida tanto para incentivar a limpeza e evitar os casos das três doenças quanto para alavancar a economia de Diamantino, já que os moradores ganharão o valor em forma de poupança.

A cidade tem realizado uma força-tarefa na prevenção do mosquito. Além dessa campanha, todos os pneus e entulhos espalhados pelas ruas são recolhidos pela prefeitura. Assim, a possibilidade de ter água parada nessas áreas diminui, e a proliferação do Aedes aegypti também.