Geral

Chupetas – Mitos e Verdades

Por Guia da Maternidade  em 16 de outubro de 2016 - 09:00

1. Crianças que usam chupeta com certeza terão problemas dentários.
MITO – As chupetas ortodônticas, usadas com moderação, não acarretam danos permanentes à dentição da criança se forem removidas antes dos três anos de idade.

2. Abandonar a chupeta pode causar traumas à criança.
MITO – O abandono do hábito deve ser gradativo e o processo somente será traumático se o responsável não souber como agir.

3. O uso de chupeta à noite pode ser perigoso e causar asfixia.
MITO – Estudos comprovam que o uso noturno da chupeta pode reduzir o risco de morte súbita, uma vez que regula a respiração do bebê. Além disso, a base perfurada evita um possível sufocamento.

4. As chupetas ortodônticas são mais recomendadas por causarem menos danos ao desenvolvimento do bebê.
VERDADE – As chupetas ortodônticas são anatômicas e adaptam-se melhor à cavidade bucal do bebê. Entretanto, podem também causar prejuízos ao desenvolvimento das estruturas bucais se não forem adotadas moderadamente.

5. Chupetas podem influenciar o desenvolvimento da fala.
VERDADE – Bebês que passam muito tempo com a chupeta na boca tendem a se expressar menos.

6. A melhor chupeta é a de silicone.
VERDADE – Comparado ao látex, o silicone é um material menos poroso e, portanto, detém menor quantidade de bactérias. Além disso, tendem a deformar menos com as esterilizações, o que aumenta a durabilidade.

7. O uso de chupetas pode influenciar o desmame precoce.
VERDADE – Enquanto pequeno, o bebê não consegue diferenciar sucção nutritiva e não-nutritiva. Isso faz com que ele não sugue corretamente o seio da mãe, levando a mama a secretar menos prolactina e reduzindo, portanto, a produção de leite materno.

8. Chupetas são ruins e nunca devem ser adotadas.
MITO – Chupetas, desde que ortodônticas, têm suas indicações. Chupetas acalmam, regulam a respiração, estimulam o crescimento e desenvolvimento facial de bebês prematuros e substituem o hábito de sucção digital. Podem ainda ser adotadas quando o bebê continuar mamando pela necessidade de sucção, e não mais por fome, evitando o risco de regurgitação do excesso de leite.

9. Chupetas podem acalmar bebês.
VERDADE – A criança de zero a dois anos está na fase oral e tem uma necessidade inata de sugar. A sucção promove a liberação de endorfina, um hormônio que produz um efeito de modulação da dor, do humor e da ansiedade, provocando uma sensação de prazer e bem-estar ao bebê. Por isso, diz-se que a chupeta acalma. Em alguns casos, pode até mesmo ser usada como recurso durante as cólicas do recém-nascido.

10. Posso escolher a chupeta pelo preço e pelas cores.
MITO – Escolha chupetas ortodônticas e sempre procure o selo do INMETRO na embalagem.