Geral

Chega a 20 número de crianças mortas na SC de Belem

Por Lourenço Canuto/Agência Brasil  em 28 de junho de 2008 - 20:38

Brasília - Com a morte de duas crianças, ontem (27), subiu para 20 o número de óbitos registrados em uma semana na Santa Casa de Misericórdia de Belém, no Pará. Segundo a assessoria de imprensa da Secretária de Saúde do estado, a secretária Laura Rosseti atribui os óbitos "em princípio ao estado em que as crianças chegam para atendimento”.

“Elas estariam vindo de localidades distantes, muitas vezes transportadas em barcos, enfrentando viagens, às vezes, de vários dias, em baixo de sol ou chuva, chegando com a saúde agravada, depois de tentarem atendimento nos postos de saúde do interior."

O assessor de imprensa Demétrio Beltrão informou que a Secretaria de Saúde montou equipe multiprofissional para fazer levantamento sobre as condições físicas e operacionais do hospital, que só dispõe de 22 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo Beltrão, a secretária Laura Rosseti determinou que sua equipe verifique as condições de atendimento à saúde em UTIs de 123 municípios paraenses.

Ele informou ainda que a secretaria firmou nesta semana convênio com dois hospitais, que vão disponibilizar 10 leitos cada um para ajudar no trabalho de atendimento ao público. Esses leitos já estarão disponíveis na próxima semana.

Acompanhada de médicos, a secretária Laura Rosseti foi hoje (28) à Santa Casa para fazer um levantamento sobre as condições do local.

O promotor Ernestino Roosevelt, do Ministério Público do Pará, deu prazo até segunda-feira (30) para que a Santa Casa apresente laudo sobre cada um dos óbitos.