Geral

Cassilândia:Leitor questiona sobre o primeiro carroceiro

em 07 de janeiro de 2007 - 07:43

Na foto, Claro e sua carroça. Foi ele ou o Pernambuco?
Na foto, Claro e sua carroça. Foi ele ou o Pernambuco?

Lucas, neto do saudoso Joaquim Tenório Sobrinho, o Pernambuco, que foi prefeito e vereador em Cassilândia, não concorda com a relação dos pioneiros de Cassilândia, que indica Claro, como o primeiro carroceiro da cidade. Abaixo, a sua argumentação:

"O primeiro carroceiro de Cassilândia não foi o Claro e sim o Joaquim Pernambuco. Logo que o Pernambuco chegou em Cassilândia viu que não tinha nenhuma carroça aqui, assim foi até o interior de São Paulo e comprou uma carroça, com o intuito de fazer carretos, pois como disse não tinha nenhuma carroça na cidade, com essa carroça Sr. Pernambuco começou a fazer carretos aqui em Cassilândia. Aí o Sr. Claro se interessou pela mesma e a comprou do Sr. Prenambuco, até queria comprar a carroça e a mula, mas o Sr. pernambuco disse que a mula não vendia por ser um animal muito bom, o \"negócio\" foi feito uma parte em dinheiro e uma bicicleta, que o sr. Pernambuco veio a dar para seu filho mais velho que o ajudava com os carretos, o Luizinho. Sei dessa história a muito tempo, pois sou neto do Pernambuco."

O advogado Antonio Rodrigues Sobrinho, que tem auxiliado na elaboração da lista, nos programas da Rádio Patriarca, aos sábados, não concorda. Para ele, Claro foi o primeiro carroceiro de Cassilândia.

A leitora Carmozina, que hoje reside em São José do Rio Preto, já no ano passado, explicava que a esposa do sr. Claro se chama da. Joana e a filha Clarice. Hoje ela estaria morando na Lagoa Santa. Eram vizinhos da da. Armanda de Castro e depois moraram em frente ao antigo Grupo Escolar de Cassilândia, onde segundo ela, os viu pela última vez. Claro era filho de da. Apolonia e do sr. Avelino, chamado Avelino Tremedor e irmão de Guilherma e Benvindo. Ela também entende que Claro foi o primeiro.

Mas, fica em aberto a discussão.