Geral

Cassilândia é o maior produtor de mel por colméia em MS

em 11 de maio de 2005 - 07:43

Cassilândia é o maior produtor de mel por colméia. resultado da apicultura migratória. A qualidade melhorou e as abelhas que produzem na região são tratadas sem antibióticos. O vereador Paulo Dalastra, que é apicultor, disse que enquanto no estado, por colméia a média é de 60 a 70 quilos, em Cassilândia é de 100. Lembrou que tudo começou há cerca de 10 anos e a associação formada no ano passado já conta com 30 associados. "Devemos muito ao Sindicato Rural, pelos cursos que colocou à disposição dos apicultores e ao apoio da Prefeitura, no transporte e combústivel", falou. Sem o apôio, Dalastra entende que seria impossível chegar ao atual patamar. Acredita que neste ano, a produção de Cassilândia deve atingir 50 mil quilos, o que representará vinte por cento da produção do Estado.
A Associação, com o apôio do prefeito Donizete, está tentando junto ao Governo do Estado a instalação da Casa do Mel e no dia 22 de maio, Dia do Apicultor, a entidade deve fazer uma grande feira na Praça São José.
Hoje, Mato Grosso do Sul ocupa a 12° posição no ranking nacional, mas que pelos menos para os apicultores de Cassilândia, esta situação deve mudar em breve, com o aumento da exportação.