Geral

Cartão telefonico vai homenagear os 200 anos de Caxias

Por Fabiane Sato  em 07 de agosto de 2003 - 14:04

O "Pacificador" como era conhecido Duque de Caxias ganha hoje, um cartão telefônico intitulado "Caxias 200 anos - Soldado e Pacificador". O cartão da Brasil Telecom é em homenagem aos 200 anos do nascimento do Marechal e em comemoração ao Dia de Soldado, celebrado dia 25 de agosto.
Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, é o Patrono do Exército Brasileiro e é conhecido por "Pacificador" pela sua ação conciliatória. Nasceu na Fazenda da Tuquam, Vila de Porto de Estrela, hoje Duque de Caxias (RJ), e faleceu na Fazenda de Santa Mônica, Desengano, hoje Juparanã (RJ).
Foi em 1839 que Caxias foi conflagrado pela revolução Farroupilha. Depois da viagem de inspeção, em 1841, quando seguiu para o Maranhão, à frente da Divisão Pacificadora do Norte, para dar fim à rebelião conhecida por Balaiada, o Marechal foi promovido a coronel e agraciado com o título de Barão de Caxias. Como Marechal-de-Campo, acabou com a guerra dos Farrapos, tendo por isso sido elevado a conde e escolhido senador em 1846 pela Província do Rio Grande do Sul. Foi Ministro da Guerra em 1855 e presidiu o Gabinete Ministerial entre 1861-62 e 1875-78.