Geral

Carlos Kawal deve assumir Secretaria do Tesouro

Por Edla Lula/ABr  em 30 de março de 2006 - 19:14

O novo secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall, assumirá o cargo na próxima semana, mas o dia ainda não definido. Kawall é economista formado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP), em 1982.

Em 1987, tornou-se mestre pelo Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp). Em 1995, defendeu tese de doutorado, também no IE/Unicamp, voltada para a análise do crédito de longo prazo e mercado de capitais no Brasil, em que discutiu entre outros temas o papel central do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no financiamento do investimento.

Atuando desde novembro de 2004 como diretor financeiro e de mercado de capitais do BNDES, Kawall iniciou sua carreira profissional como pesquisador na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), em São Paulo. Nos seis anos em que atuou na Fundap, desenvolveu diversos estudos sobre os sistemas financeiros brasileiro e internacional.

Antes, ele havia sido, por oito anos, economista-chefe do Citigroup do Brasil, responsável pelas análises macroeconômicas relativas à economia brasileira para a área de pesquisa econômica da instituição.

Há dezoito anos, Kawall é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde tem ministrado cursos nas áreas de sistema financeiro e finanças públicas no Programa de Mestrado em Economia Política.

Sua experiência profissional também incluiu uma passagem pelo Banespa (1991/1994), em que atuou como assessor da Vice-Presidência de Investimentos, área responsável pelas operações de fomento da instituição, após a incorporação do Badesp (Banco de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo). Posteriormente também trabalhou na CESP, como assessor da diretoria financeira, e na Eletropaulo, onde foi assessor da presidência.