Geral

Brasil vai inagurar escolas de futebol na Rússia

Por Luciana Vasconcelos/ABr  em 17 de junho de 2006 - 19:03

Os russos vão aprender futebol com brasileiros. No dia 1º de setembro, começará a funcionar, na cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, a primeira das duas escolas de futebol brasileiro que serão inauguradas naquele país. A segunda, ainda sem data para abertura, ficará em Moscou, capital do país.

As escolas serão destinadas a jovens de 12 a 14 anos pertencentes a famílias de baixa renda. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o objetivo é oferecer oportunidades aos jovens de desenvolver habilidades físicas e intelectuais. Os alunos vão receber educação secundária completa, com preparação para a universidade, e terão sua formação esportiva e atlética orientada por profissionais brasileiros.

O projeto foi desenvolvido com apoio dos ministérios das Relações Exteriores e do Esporte e, do lado russo, da Agência Nacional de Esporte, da Duma de Estado (Câmara Baixa do Parlamento russo), do jornal Novie Izvestia e da Fundação Langsdorff (instituição criada especialmente para esse fim).

Além disso, no dia 5 de julho, chegam ao Brasil 36 jovens russos que participam de competições anuais de futebol. Eles foram selecionados por meio de um concurso para passar dois meses treinando na equipe do Figueirense Futebol Clube, de Santa Catarina.