Geral

Bombeiros são acionados para "salvar” dedo de criança

Por Campo Grande News/ Angela Kempfer  em 20 de junho de 2011 - 16:44

Aos 8 anos de idade, Erika estava sozinha em casa com a vizinha de 11 anos e acabou vítima de acidente doméstico.

A menina resolveu brincar na rua e perdeu algo, que ainda não conseguiu explicar, dentro do filtro de ar do caminhão.

Ao tentar retirar o objeto, quase perdeu o dedo que ficou preso na estrutura de ferro de 40 centímetros de diâmetro, na tampa do filtro de ar que tem aberturas onde cabem apenas dedos de crianças.

Uma das moradoras da rua Barão de Campinas, onde Erika mora, ouviu os gritos da garota e correu para ajudar. “Ela estava desesperada, gritava de dor”, conta Raquel Pereira Gomes, 35 anos.

A mulher levou Érika até a casa dela, deu água à menina e chamou os bombeiros. “Antes tentei tirar com faca e até passei óleo, mas disseram que o ideal seria passar detergente”, lembra Raquel que chamou a mãe e o tio da menina até o local.

Os bombeiros tiveram de usar 3 tipos de equipamento para salvar o dedo da criança. Para tirar o excesso de ferro, usaram uma serra comum, também foi necessário um desencarcerador – utilizado para tirar vítimas de ferragens de veículos e por último um corta anel.

Segundo os bombeiros, esse tipo de situação é mais grave do que se imagina e também corriqueiro.

Uma moda entre a garotada atualmente, virou motivo de salvamento. Alunos compram anel de aço, vendido a 5 reais nas feiras, e acabam com o dedo inchado e preso ao acessório.

Só neste ano, sete estudantes buscaram atendimento dos bombeiros para tirar o anel do dedo.