Geral

Bolívia: Mais dois estados aprovam autonomia

Por Agência Brasil  em 02 de junho de 2008 - 13:48

Brasília - Os departamentos (estados) de Beni e Pando, na Bolívia, realizaram ontem (1º) referendo sobre o estatuto de autonomia em relação ao governo boliviano. O apoio foi de 86% e 85%, respectivamente. A consulta popular, entretanto, foi declarada ilegal pelo presidente Evo Morales. As informações são da agência argentina Telam.

Durante o referendo, ocorreram conflitos em ambos os departamentos, que provocaram uma morte. Além disso, dezenas de urnas foram queimadas e houve denúncias de fraude durante as votações.

O prefeito (governador) de Beni, Ernesto Suárez, disse estar “perplexo” com o número de votos a favor da autonomia. “Estamos surpresos com os resultados. Sabíamos que iríamos ganhar, mas essa porcentagem [86%] é surpresa para mim.”

Pouco depois das 18h30 no horário local (19h30 no Brasil), as principais praças de Trinidad e Cobija, capitais de Beni e Pando, já acumulavam pessoas que celebravam o resultado.

Foi planejada ainda uma manifestação para comemorar a aprovação da autonomia na Praça 24 de Setembro, em Santa Cruz de la Sierra, capital do departamento de Santa Cruz, onde foi realizado um referendo similar no dia 4 de maio. O resultado foi de 85% dos votos a favor do estatuto de autonomia do departamento.

Durante todo o dia de ontem, Evo Morales cumpriu uma agenda distante da realização dos referendos. Reuniu-se com alguns colaboradores pela manhã e, em seguida, viajou para Oruro, onde entregou computadores a um sindicato de mineiros.

A Constituição boliviana – aprovada em dezembro – vem sendo questionada por algumas províncias que não vêem seus interesses representados no texto e propuseram a realização dos referendos de autonomia.