Geral

Bancada Ruralista libera deputados no primeiro turno

Por Agência Câmara  em 14 de fevereiro de 2005 - 14:21

A Bancada Ruralista liberou seus integrantes para decidirem em quem votar no primeiro turno da eleição para presidente da Câmara, que será realizada à tarde, a partir das 16 horas. Se houver segundo turno, os deputados irão permanecer em contato para definir o candidato que terá o apoio da Bancada.
Ao final do encontro com o candidato oficial do PT à Presidência da Casa, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), o deputado Zonta (PP-SC) afirmou que a Bancada, antes da reunião, tinha muitas dúvidas quanto às posições de Greenhalgh, mas ressaltou que foi surpreendido positivamente pela manifestação do deputado.

Pontos de interesse
Segundo Zonta, os parlamentares tentaram obter o apoio para vários pontos de interesse. Entre eles, o Projeto de Lei da Biossegurança, que a Bancada defende que seja aprovado na forma que veio do Senado Federal. Também pediram apoio para a rejeição da MP 232/04, que trata de temas tributários; e para a discussão do Código Florestal Brasileiro, da Mata Atlântica, da Lei do Cooperativismo, além da aprovação da PEC Paralela da Previdência, e uma discussão mais aprofundada sobre a PEC do Trabalho Escravo, que já foi aprovada em primeiro turno pela Câmara. "Vamos cobrar esses compromissos se ele for eleito", assegurou Zonta.

Greenhalgh condena invasões
Greenhalgh confirmou que condenou a invasão do MST à fazenda do ex-presidente Fernando Henrique, e ressaltou que essa opinião foi divulgada na época do incidente.
O candidato também concordou com a posição da Bancada de que o assassinato da freira americana Dorothy Stang, no Pará, não deve ser confundido com uma ação do agronegócio. Na avaliação do candidato, o caso exige uma investigação aprofundada.

Reportagem - Silvia Mugnatto
Edição - Regina Céli Assumpção