Geral

Apenas 44% das moradias de MS têm banheiro com atendimento de esgoto

Pesquisa de saúde mostra que apesar de aumento, estado se mantém abaixo da média nacional

Por Correio do Estado  em 05 de setembro de 2020 - 09:40

Apenas 44% das moradias de MS têm banheiro com atendimento de esgoto

Serviços básicos e essenciais para o desenvolvimento e qualidade de vida ainda estão abaixo do ideal. Segundo a Organização mundial da Saúde (OMS), medidas sanitárias básicas são responsáveis por queda de indicadores educacionais em países pobres ou emergentes.

O que parece ser algo muito distante da realidade do sul-mato-grossense, na verdade, é bem mais comum do imaginamos.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 44% das moradias do estado possuem banheiro com acesso a esgoto.

Isso corresponde a 420 mil dos domicílios do estado. Dentro dessa conta estão os banheiros ligados à rede geral de esgoto ou fossa séptica ligada à rede. O número é baixo se comparado à média nacional de 66%.

Apesar de parecer ruim, o número houve avanço desde a última consulta, feita em 2013. Desenvolvida pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a PNS daquele naquele ano apenas 30,2% dos domicílios do MS tinham banheiros com atendimento à rede de esgoto.

De acordo com a pesquisa, a disparidade no Brasil é enorme. São Paulo tem a melhor cobertura, 92,2% em 2019, contra 8,8% do pior estado, Rondônia.

Já relacionado à coleta de lixo, MS se mantém dentro da média nacional com 93% dos domicílios atendidos pelo serviço de limpeza, diretamente ou em caçamba, o equivalente a mil unidades domiciliares. A média nacional foi de 92%.