Geral

Anvisa treina órgãos sanitários para combater tabagismo

Por Humberto Marques / Campo Grande News  em 27 de setembro de 2006 - 16:18

Técnicos de vigilância sanitária dos Estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e do Distrito Federal estão reunidos em Campo Grande, onde participam de uma capacitação regional voltada para o combate ao tabagismo e o cumprimento da Lei Federal 9.294/96 – que versa, dentre outros temas, da proibição do ato de fumar em ambientes fechados, repartições públicas ou de uso comum. Vera Colombo, profissional do Instituto Nacional do Câncer do Rio de Janeiro, informou que cerca de 40 técnicos estão na Capital para participar do evento, “com o qual procuramos o fortalecimento da lei e dos trabalhos de vigilância sanitária”.

A capacitação teve início na manhã desta quarta, e irá se estender até a próxima sexta-feira (29 de setembro), quando, segundo Vera Colombo, se buscará subsídios para propiciar aos funcionários conhecimento sobre o tema e a troca de informações para a elaboração de um plano de ação direta, para disseminar os malefícios do tabaco para a comunidade e enfatizar as ações do Programa Nacional de Controle de Tabagismo.

A capacitação é macrorregional, acontecendo também em outras regiões do País. A organização é da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em parceria com o Inca e vigilâncias sanitárias dos Estados e municípios. Em Campo Grande, o evento é realizado na sala Nabileque do Hotel Jandaia (rua Barão do Rio Branco, esquina com rua 13 de Maio, no centro).