Geral

André desiste de usar Fundersul para pagar dívida

Por Fernanda Mathias e Graciliano Rocha - Campo Grande News  em 26 de abril de 2007 - 14:50

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), desistiu de usar os R$ 26 ,8 milhões do Fundersul (Fundo para Desenvolvimento Rodoviário de Mato Grosso do Sul) para pagar dívidas com a Petrobras. A cana-de-açúcar pode ser a alternativa que gere receita para o pagamento da dívida.

A informação é do líder do PR e um dos deputados participantes de reunião que ocorreu há pouco na Governadoria, Londres Machado. O uso de parte dos recursos previstos para o Fundersul – que terá R$ 60 milhões ao longo do ano– para pagamento de dívidas gerou polêmica com os deputados. Ao desistir de usar quase metade do Fundersul para pagar dívidas, André acalma ânimos com deputados e com a classe produtiva, importante setor da economia.

Londres disse que as dívidas têm de ser pagas, mas a fonte dos recursos ainda não foi definida. O mais provável, afirma, é que sejam provenientes da cobrança do Fundersul sobre cana-de-açúcar, a ser implantada através de mudança da lei, ou do valor da cobrança sobre os combustíveis.

Participaram da reunião na Governadoria o presidente da Casa, Jerson Domingos (PMDB); o líder do governo, Youssif Domingos, do mesmo partido; Ary Rigo (PDT); Londres Machado (PR) e os deputados tucanos Reinaldo Azambuja e Márcio Fernandes e Zé Teixeira (DEM), os três da bancada ruralista. Após a reunião, os deputados e o secretário de Obras Edson Girotto foram para a Assembléia Legislativa para discutir o plano de aplicação dos recursos do Fundersul.