Geral

Ambientalista internado em estado gravíssimo na UTI

Por Inara Silva e Maristela Brunetto/Campo Grande News  em 12 de novembro de 2005 - 16:48

O presidente da Fuconams (Fundação para Conservação da Natureza de Mato Grosso do Sul), Francisco Anselmo de Barros, foi internado há pouco na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Campo Grande. Ele teve 100% do corpo queimados após ter ateado fogo em si mesmo durante protesto no Calçadão da Barão, no centro da cidade. Franselmo, como é conhecido, integrava o ato contra a instalação de usinas de álcool e açúcar no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
O assessor jurídico da Fuconams, Douglas dos Santos, disse que ato surpreendeu os manifestantes. O que ele definiu como uma “tocha humana”. As pessoas que estavam no Calçadão se mobilizaram para apagar as chamas, umas pegaram cobertores nas lojas das proximidades até que alguém usou um extintor. A dona de uma loja localizada no Calçadão, Marisa Valente, testemunhou a cena e disse que viu pedaços de panos e peles caindo. “Foi um horror”, lamentou a empresária.
Antes de encaminhar o ambientalista para a UTI, os médicos da Santa Casa tiveram que lavar o corpo com soro fisiológico para retirar todo o pó químico que o cobria. Douglas dos Santos disse que acudiu o homem mesmo sem saber que se tratava Francelmo. “O corpo ficou irreconhecível”, disse Douglas dos Santos.